Inscrições abertas para mestrado em Geografia

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível mestrado, em Geografia, área de concentração em Espaço de Fronteira: Território e Ambiente, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.

No programa, o Espaço de Fronteira é abordado na sua dimensão territorial, construída a partir de múltiplas relações políticas, sócias, econômicas e culturais. Já a dimensão ambiental é apresentada pela comunicação entre as práticas sociais e a natureza.

Existem duas linhas de pesquisas, a primeira, é Dinâmica Territorial e Conflitos Sociais em Espaço de Fronteira e segunda, é Dinâmica e Gestão Ambiental em Zona Subtropical. A primeira linha de pesquisa permite a abordagem de temas como mobilidade populacional e do trabalho, desenvolvimento econômico e regional, políticas públicas, planejamento e processo de urbanização, questão agrária, conflitos e movimentos sociais no campo, brasiguaios, violência e atividades ilícitas na fronteira.

Já a segunda linha é voltada na realização de estudos ambientais que contemplam a estrutura e o funcionamento das paisagens subtropicais com aplicação na Geografia, com as seguintes temáticas: geomorfologia, pedologia, ambientais fluviais, gênese e evolução de processos erosivos, uso e manejo dos solos urbanos e rurais, mudanças climáticas e riscos ambientais.

As inscrições seguem até dia 30 de janeiro de 2015 e estão disponíveis 12 vagas. Os interessados em realizar a inscrição devem apresentar no protocolo do campus de Marechal Cândido Rondon, os seguintes documentos: cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso,  histórico escolar RG, CPF, título de eleitor, reservista, certidão de nascimento ou casamento e foto 3x4.

Também será necessário apresentar, Currículo Lattes, Projeto de Pesquisa (impressa e CD) e comprovante de requerimento de inscrição, recebido no e-mail do candidato após o preenchimento realizado aqui. (http://www.unioeste.br/pos/inscricoes/)

Mais informações podem ser adquiridas no telefone (45) 3284-7914 / 45 3284-7878 ou no link http://www.unioeste.br/pos/geografiamcr/.