Campus de Cascavel inaugura Núcleo de Pesquisa Avançada

Inaugurou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, o Núcleo de Pesquisa Avançada em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Nupeace), sendo que este local está vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Além de reunir num núcleo comum os três cursos da área de Ciências Sociais, o Núcleo ainda tem a finalidade de atendimento do Programa Bom Negócio Paraná, do Mestrado Profissional em Administração e também o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex).

O diretor do CCSA, professor Geysler Bertolini, destacou que o espaço dará continuidade aos projetos que já estão em andamento, e também aos mestrandos em Administração terão espaço para poderem realizar os encontros com os comerciantes.

Na ocasião da cerimônia de inauguração, o reitor da Universidade, Paulo Sérgio Wolff salientou que o Núcleo auxiliará nas decisões e na colocação dos alunos no mercado de trabalho. Já o diretor acadêmico do campus de Cascavel, Alexandre Webber, enfatizou todo o esforço que foi dedicado pelos servidores neste período de construção.

Projetos

Assim, segundo a professora do curso de Ciências Contábeis, Marines Luisa Guerra Dotto, os três cursos do CCSA desenvolvem projetos juntamente com os professores, que atendem a comunidade externa da Universidade.

O curso de Administração desenvolve um Projeto “Gestão das Unidades Artesanais (GUA)”, onde pequenos artesãos aprendem noções básicas do empreendedorismo, atendimento ao público, controles financeiros, noções de custo, preços de venda, entre outros.

O Projeto de Ciências Econômicas trabalha com o orçamento financeiro das pessoas, onde são atendidos diversos públicos por meio de mini cursos e palestras, com o objetivo de ensinar conteúdo financeiro e como administrar o dinheiro desde criança até a fase adulta.

Já o Projeto do curso de Ciências Contábeis realiza atendimentos sobre o Imposto de Renda, que é dividido em três etapas: palestra, acompanhamento e organização dos documentos para o ano seguinte.

Mais informações podem ser adquiridas no telefone da secretaria do CCSA: (45) 3220-3136, localizado na sala 83 do bloco de sala de aulas.