Alunos paraguaios visitam Unioeste de Toledo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  a partir da assessoria  de Relações Internacionais está colocando em pratica o convenio assinado com a Universidade Paraguaia Nihon Gakko, para desenvolver troca de atividades e experiências entre os alunos da Unioeste e os da Nihon Gakko.

Por conta desta parceria, entre os meses de abril e maio, a Universidade recebeu um grupo de visitante da Instituição Paraguaia composta pelo seu reitor, e dois professores, com o objetivo de conhecer a atividade da piscicultura, especialmente a produção de tilápias. Durante a visita, o grupo visitou empresas como a Copacol e diversas outras propriedades rurais nos município de Toledo, Maripá, Palotina e outros.

A partir da visitação foram estabelecidas as metas: 1-Desenvolver um curso de treinamento de estudantes do curso de agronomia na área de piscicultura; 2-Realizar uma visita com estes alunos na região de Toledo para conhecer os setores de pesquisa e produção nas áreas agrícolas (fruticultura, hortaliças, grãos e outros) e agropecuárias (bovino, suínos, aves, peixes e outros).

Entre 14 e 16 de setembro estão sendo desenvolvidas visitas de alunos da Nihon Gakko, entre os presentes estão 31 alunos e três professores paraguaios.

Toda a visita foi organizada pelo Instituto de Pesquisa em Aquicultura Ambienta(INPAA), da Unioeste e Toledo, através do Vice Reitor e  Assessor de Relações Internacionais, Professor Carlos Alberto Piacenti.

A importância do projeto está relacionada com o aprendizado dos alunos e a troca de experiência entre os discentes e empresários do setor produtivo paraguaio.

O Professor Robie Allan Bombardelli é quem está acompanhado o grupo durante as visitas nas empresas e pesqueiros da região e também o Curso de Agronomia da Unioste, Campus de Marechal Rondon. Além disso, participam do projeto técnicos do Unioeste, Campus de Toledo, que deram apoio ao grupo durante as visitas. Entre eles estão os técnicos, Januir Vieira e Lair Milanni.