Paraná aposta nos Núcleos de Inovação Tecnológica

O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor-doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, participou da reunião de trabalho dos diretores de Núcleos/Agências de Inovação das Universidades Estaduais do Paraná, no Campus Luiz Meneghel (CLM), na cidade de Bandeirantes.

Durante a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, ressaltou a importância da consolidação da cultura da inovação como instrumento de desenvolvimento regional, científico e tecnológico bem como a necessidade de se discutir, em conjunto com as sete universidades estaduais do Paraná, as estratégias para a operacionalização da Lei de Inovação na prática. "No Paraná e no Brasil, ainda é uma cultura nova ter a participação efetiva das universidades no processo de Inovação. Nós temos que caminhar juntos no sentido da integração do setor acadêmico com o produtivo. Portanto, como nós estamos em meio a um processo de bastante foco e com prioridades, é muito importante que as universidades possam caminhar juntas".

Na oportunidade, o professor Camilo salientou que, no âmbito das universidades e centros de pesquisa paranaenses, é necessária uma maior atenção aos Núcleos de Inovação Tecnológica, que por lei são responsáveis pela gestão da inovação nas universidades.

Para ele esses órgãos precisam de instrumentos e mecanismos diferenciados de gestão, devem ser inseridos nas estruturas das universidades, de preferência vinculados diretamente ao reitor, com maior representatividade, nas instâncias deliberativas da universidade. Elas devem ser dotadas de assessoria jurídica especializada, possuir uma diferenciação na gestão econômica dos recursos provenientes da inovação para propiciar a agilidade nos processos de proteção intelectual, na transferência de tecnologia e na extensão tecnológica inovadora.

Do ponto de vista geral, segundo o professor Camilo, na reunião ficou evidente a importância do papel dos NIT`s paranaenses, tendo em vista que com base das ferramentas da proteção intelectual, da transferência de tecnologia e por meio da disponibilização dos ativos tecnológicos e do capital intelectual das universidades deverão contribuir com a solução dos gargalos tecnológicos, com a dinamização da economia dos municípios paranaenses e também para contribuir com a solução dos problemas ambientais por meio da transformação do conhecimento em produtos, processos e tecnologias inovadoras.

Do ponto de vista de recursos humanos Camilo ainda comentou que os NIT`s devem receber maiores incentivos para a dotação e formação, mas principalmente para retenção dos talentos. “Somente desta forma será possível garantir a continuidade do processo de consolidação da cultura da inovação, pelo menos até que a prática da inovação se torne uma atividade rotineira. Nesse novo cenário, no âmbito das universidades, é importante incentivar a figura do pesquisador empreendedor para transformar o conhecimento em riqueza”, afirmou.

O evento além da presença do secretário da Seti, João Carlos Gomes, contou com a reitora da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida Cruz Padoan, o vice-reitor Fabiano Gonçalves da Costa, a professora Sueli Rufino coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, além dos pró-reitores, diretores de Campus e Centros de Estudos da Universidade, e representantes das sete universidades estaduais do Paraná.

Na sequencia o governo, por meio da Seti, irá discutir futuras ações com os reitores das universidades paranaenses.