Coordenador no NIT da Unioeste participa de posse do presidente do Inpi

Na última terça-feira (11.08), na cidade do Rio de Janeiro, o coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor doutor, Camilo Freddy Mendoza Morejon, participou da solenidade de posse do novo presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Luiz Otávio Pimentel.

Ao lado da ministra interina de Ciência, Tecnologia e Inovação, Emilia Mariane Silva Ribeiro, e do comandante da ESG (Escola Superior de Guerra), tenente-brigadeiro do ar Rafael Rodrigues Filho, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro manifestou a importância da inovação e o papel do Inpi no cenário nacional e internacional. “O Brasil precisa de um ambiente de Propriedade Industrial (PI) que dialogue com o cenário internacional e promova a competitividade da indústria brasileira. Para isso, o Inpi conta com o apoio do governo para responder de maneira adequada à demanda crescente por proteção de PI”, colocou.

Segundo o coordenador do NIT, professor Camilo, este importante evento mostrou mais uma vez a importância da consolidação da cultura da inovação no âmbito das universidades para um efetivo retorno do investimento em ciência, tecnologia e inovação em benefício da sociedade.

Em seu discurso, o novo presidente do Inpi, professor Luiz Otávio Pimentel, declarou que, desde a ideia até o mercado, o Inpi tem papel fundamental. “O Instituto deve cumprir esse papel ao disseminar a cultura PI, conferir proteção em tempo adequado e na gestão da informação tecnológica”, destacou.

O novo presidente do Inpi já foi coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi também diretor do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

A cerimônia contou com a presença de representantes do governo, parlamentares, academia, gestores de núcleos de inovação tecnológica das universidades brasileiras, justiça e entidades empresariais. Entre eles, estiveram presentes: o presidente do Inmetro, João Jornada; presidente da Apex-Brasil, David Barioni; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, entre outros.