Professor publica artigo sobre sistemas de liberação

O professor Elcio Jose Bunhak, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, publicou um artigo para receber a promoção de professor associado da Universidade. O artigo foi submetido à Revista Química Nova, o qual já está aceito e aguardando publicação.

Segundo o professor, o objetivo do estudo é o desenvolvimento de filmes de um polímero sintético, “Eudragit® RS 30 D (ERS)”, em combinação com o polissacarídeo Sulfato de Condroitina Modificado (SCM) para a aplicação em sistemas de liberação modificada de fármacos.

Segundo o autor o desenvolvimento destes sistemas se torna imprescindível, uma vez que a primeira parte do intestino grosso é afetado por numerosas doenças, como a constipação, doença de Crohn, colite ulcerativa, carcinomas e infecções. Os tratamentos recomendados incluem a administração de fármacos anti-inflamatórios e quimioterápicos incluindo antibióticos. “Alcançar uma ação terapêutica ideal destes fármacos significa conduzi-los em doses adequadas sem que tenham qualquer liberação antes que alcancem a parte superior do intestino grosso”, explica.

Ele ainda comentou que foram várias investigações comprometidas com a Pesquisa e com o desenvolvimento de novos materiais poliméricos destinados à inovação de formas farmacêuticas. Sendo que a aplicação desses recursos tecnológicos tem permitido a comercialização de novos sistemas terapêuticos voltados à liberação modificada de fármacos.

O complexo industrial farmacêutico, composto por modernos equipamentos, elege o processo de revestimento como forte aliado, dotado ainda de elevada perspectiva de aplicação no lançamento de novos sistemas terapêuticos.

Enfatizou que os estudos de pré-formulação sobre materiais poliméricos candidatos ao processo de revestimento de sólidos orais, é considerado essencial. “Pois permitem delinear fatores que podem interferir desde o processo propriamente dito, até o efetivo efeito terapêutico desejado” explica.

Elcio reforça ainda que o sinergismo oriundo da associação das propriedades tempo dependente do ERS, assim como, a vulnerabilidade do SCM frente à microbiota do trato gastrintestinal, sugerem que as associações poliméricas testadas, apresentam propriedades potenciais para aplicação junto ao processo de revestimento pelicular, especialmente para sólidos orais destinados à liberação modificada de fármacos.