Professora estuda enfermeiros da Inglaterra e Portugal

Na próxima segunda-feira ( 20) a professora-doutora Beatriz Toso, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, apresentará em forma de conferência, seu estágio de pós-doutorado, intitulado “A atuação do Enfermeiro na Atenção Primária nos Sistemas Nacionais de Saúde Inglês e Português” no auditório do campus, a partir das 9 horas.

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca- Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, com orientação da professora-doutora Ligia Giovanella, no período de junho a novembro de 2014, com coleta de dados em Londres na Inglaterra e em Braga, Porto e Coimbra, em Portugal.

O objetivo do trabalho foi compreender o papel do enfermeiro como integrante da equipe de saúde, descrever as atividades realizadas rotineiramente pelo enfermeiro na atenção primária à saúde no Serviço Nacional de Saúde (National Health Service – NHS) inglês e português e analisar as contribuições do profissional para melhorar a qualidade da atenção primária em saúde.

Segundo a professora Beatriz, as considerações sobre os aspectos positivos e negativos, parecem sobressair, tanto nas falas dos profissionais quanto nos textos analisados, que há mais benefícios do que problemas. “Esse pode ser um caminho para que a atenção primária seja de fato a porta de entrada do sistema de saúde e assuma suas funções de coordenadora do cuidado ao usuário no sistema de saúde, acompanhando-o ao longo do tempo e sendo resolutiva”, explica.

A professora complementa ainda que “a grande diferença entre os dois serviços é que em Portugal o médico é mais atuante na atenção primária, permanecendo oito horas diárias no trabalho com sua equipe e o enfermeiro assume um papel coadjuvante a este trabalho, em contraposição a Inglaterra onde o médico assume os cuidados mais complexos e todo o restante do rol de atendimentos da atenção primária ficam a cargo do enfermeiro, como as consultas a portadores de condições crônicas, com diagnóstico e terapêutica, inclusive prescrição de medicamentos”.