Central de Notícias

Comissão de Humanização realiza Oficina sobre Ambiência

Durante dois dias a Comissão de Humanização do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) organizou uma Oficina de Ambiência para funcionários da unidade. O objetivo foi promover as diversas formas de ambiência dentro da casa hospitalar, buscar melhorias na qualidade de trabalho e também no acolhimento dos trabalhadores e dos usuários.

Durante a oficina, que foi ministrada pela consultora do Ministério da Saúde Eliane Benkendorf, foi debatido principalmente os três pilares da Humanização, que são: usuário, servidor e o gestor.

Segundo a coordenadora da Comissão de Humanização do Huop, Laire Jussara Kielek, a política nacional de humanização hoje é transversal em todas as outras redes, “assim, quando há a discussão de ambiência, esta é direcionada para todo espaço do hospitalar”.

Já a consultora Eliane, diz que o processo de apoio à Comissão de Humanização é dividido em duas etapas: formação – educação permanente, e apoio/acompanhamento às ações realizadas. “O processo de formação é um assunto muito debatido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), e por isso a importância deste tema”, explana.

Ela ainda acrescentou que a política nacional de humanização está em prol do fortalecimento do SUS.  No Huop, o Grupo de Humanização é formado por dez pessoas atuantes, e também há grupos de trabalho humanizados, composto por várias pessoas conforme o assunto do grupo a exigência de pessoas é maior.

O acompanhamento do Ministério da Saúde realizado no Huop – via assessoria, é presencial a cada 40 dias, aproximadamente. Assim, no intervalo de cada encontro são elencados alguns pontos e algumas medidas são tomadas, pela Comissão de Humanização juntamente com os Grupos de Trabalho Humanizados.

No decorrer do ano haverá continuidade das oficinas com diversos temas, dando sequência ao curso intervencionista. No mês de agosto, por exemplo, o módulo será sobre Acolhimento, em setembro, será tratado Direitos e deveres dos usuários, em outubro, Saúde do trabalho e do trabalhador, e em novembro Clínica Ampliada.

A Educação Continuada, parceira da Comissão de Humanização, administrará as inscrições para os próximos módulos, e para mais informações ligar no ramal 5348, falar com Laire.

Política Nacional de Humanização

A Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas e/ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS.

O objetivo é criar uma rede de colaboração, que permita o encontro, troca, afetação recíproca, conhecimento, aprendizado, expressão livre, escuta sensível, polifonia, arte da composição,  acolhimento, multiplicidade de visões, arte da conversa e a participação de qualquer um.

Trata-se de uma arena aberta pela política nacional de humanização para ampliar o diálogo em torno de seus princípios, métodos, diretrizes e dispositivos. Uma aposta no coletivo e na inteligência coletiva. 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.