Reitor informa acadêmicos sobre situação da construção dos Restaurantes Universitários

O Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Paulo Sérgio Wolff, reuniu na última sexta-feira, representantes dos DCE’s dos cinco campi da instituição, além dos diretores gerais de cada unidade, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras de construção dos Restaurantes Universitários (RU’s).

Na oportunidade o reitor detalhou o encaminhamento dos processos licitatórios para compra dos equipamentos necessários para os restaurantes. Segundo ele, o objetivo da reunião foi prestar contas sobre todo o processo e também criar uma comissão composta por dois representantes acadêmicos de cada campus para acompanharem os detalhes de todo o processo.

“As obras atrasaram por diversos motivos. Passamos por um período eleitoral, depois uma greve, problemas de ordem financeira tanto relacionada com as verbas estaduais, quanto as federais. Nos últimos dias consegui a liberação de vários pagamentos junto ao governo do Estado, o que vai possibilitar o retorno imediato das obras. Também viabilizamos as verbas necessárias para o inicio das compras dos utensílios necessários para todos os RU”, esclarece o Reitor.

Ele aproveitou para frisar que esta é uma luta de mais de 40 anos na instituição. “Não vão ser os atrasos que vão nos demover da ideia de implantar os RU’s”, enfatiza.  Além do Reitor, estavam presentes os pró-reitores de extensão, de administração e finanças, e de pós-graduação, diretoria de obras e comunicação social.

Sisu

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação encaminhou ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Unioeste o valor de R$ 1.990 milhão, considerando R$ 40 mil de contrapartida da Universidade.

Assim, segundo a pró-reitora de administração e finanças, Rosiclei Fatima Luft, a partir deste valor total serão destinados aproximadamente aos RU’s: R$ 110 mil para aquisição de utensílios (talheres, bandejas, etc), R$ 320 mil para equipamentos e mobiliários das cozinhas (fogão, pia, etc), e R$ 1.092 milhão destinado à alimentação em geral.

Também neste será destinado R$ 250 mil para aquisição de antenas wireless, somando um total de 133 antenas distribuídas nos cinco campi, e R$ 190 mil para a construção de ambulatórios de assistência pisco social.

Previsão de entrega

O diretor de Planejamento Físico (DPF) da Universidade, Edson de Souza, destacou que a entrega da obra para o campus de Marechal, que está 77% concluída, está prevista para os próximos dois meses. Em Foz do Iguaçu, a construção está 21% finalizado, com previsão de entrega para 90 dias.

Em Cascavel ainda será concluída a reforma da cantina nos próximos quatro meses, e a partir daí será iniciado a reformulação do RU. No campus de Francisco Beltrão a obra está 20% concluída, com previsão de entrega para 90 dias.

E em Toledo a obra está iniciando, levando em consideração que no campus este é o único RU  que está sendo construído um novo prédio, ou seja, nos outros campi são apenas reformas ou ampliações das estruturas.