Dia das Crianças: Projetos levam comemoração aos pacientes do HUOP

União: ligação, associação, acordo, pacto entre dois ou mais elementos, visando uma convivência estável entre eles. Em uma consulta rápida ao dicionário é este o significado que encontramos para a palavra união. Já um ditado popular diz que a “união faz a força” e estes dois exemplos representam exatamente o que um grupo de funcionários do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou na tarde de ontem (08).

As crianças internadas na Ala Pediátrica do Hospital, puderam usufruir de alguns momentos de descontração e felicidade, que foram proporcionados pela equipe. Por meio da união de três Planos de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA), o dia das crianças foi antecipado e comemorado, tornado a “estadia” no HUOP um pouco mais confortável.

O grupo do PDA “Educação em Serviço com profissionais do centro cirúrgico/ protocolo de assistência do paciente queimado” encenou um teatro para os pequenos pacientes da Ala e aos pais que os acompanhavam. Caracterizados de personagens, o grupo contou de forma lúdica uma história, visando conscientizar os pais e ensinar as crianças a tomarem os devidos cuidados para evitarem uma queimadura.

Os projetos intitulados “Atividades Lúdicas no Alojamento Conjunto Pediátrico” e “Recreação como Instrumento para Hospitalização de Pacientes Pediátricos no HUOP” disponibilizaram brinquedos, comida diferenciada, lona de circo, fantasias, presentes, um ambiente colorido e muito carinho aos pacientes, pois além de tudo isso, a equipe dos PDAs e os funcionários da Ala Pediátrica se “transformaram" em belos palhaços.

A enfermeira Marcielle Candido e colaboradora de um dos PDAs, diz que fora todos comemoram o Dia das Crianças e, por isso, dentro do Hospital isso também deve ser feito. “Queremos trazer a realidade de fora para cá, pois as crianças estão internadas e é um momento muito difícil para elas e para as famílias. Assim podemos trazer um sorriso, uma alegria para estas pessoas e isso para nós não tem preço”, enfatiza.

A mãe do paciente Gustavo, de 11 anos, Vania Dalcanton, conta que o filho está internado há 30 dias por conta de uma cirurgia, e que a comemoração do Dia das Crianças foi um momento muito esperado. “Eu achei muito importante. Ele estava ansioso pela festa e agora estou feliz por ele e também pela equipe que são como mães para o Gustavo e para mim”, agradece.

A comemoração foi além e uniu mais forças, pois contou com o apoio de várias pessoas, como o pai de um paciente que doou algodão doce, e vários setores do HUOP: funcionárias da costura que fizeram as roupas de palhaço, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) que preparou as comidas, funcionários da Manutenção que ajudaram com a montagem da lona de circo e toda a equipe da Ala Pediátrica.

Ao final, o agradecimento se vê pelos rostos mais felizes e por algumas demonstrações. “Para mim foi muito divertido ter isso, pois passar o Dia das Crianças no Hospital não é fácil. Achei muito legal e diferente”, diz o paciente Gustavo Dalcanton.