Equipamentos Wireless são entregues ao campus de Foz

A Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu início nesta segunda-feira (23) a entrega de antenas do sistema Wireless para as cinco unidades da Instituição. O primeiro campus a receber foi Foz do Iguaçu, adquirindo 18 antenas por meio de um projeto conjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que tem buscado melhorar e ampliar a capacidade computacional de alunos e servidores de todos os Campi.

Com o tema “Modernização e melhoria da infraestrutura para sistema de gestão acadêmica na Unioeste”, esse projeto prevê em primeira etapa a substituição de todo o sistema antigo Wireless, fornecido pelo governo, o qual não possibilitava o gerenciamento de toda estrutura da Universidade. Já o novo sistema garante melhores condições de acesso e agregação dos equipamentos nos locais instalados.

Segundo a técnica de Informática do Campus de Foz, Katia Abreu, com o novo sistema Academus é de suma importância à mudança. “Essas antenas irão suprir e atender todos os pedidos solicitados por professores e alunos em relação à rede sem fio, pois a demanda é grande”, enfatizou.

Carlos Alexandre Pedrollo, diretor do NTI, explica que são 136 antenas que fazem parte do projeto de infraestrutura para a adequação ao uso do Sistema de Gestão Acadêmica (Academus), sistema criado a fim de facilitar o registro e controle das informações acadêmicas, desde dados pessoais dos acadêmicos até o lançamento de frequência e notas. Essas antenas serão distribuídas nos cinco campi, sendo que Cascavel receberá 47 unidades, Toledo 22, Marechal Cândido Rondon 25, Foz do Iguaçu 18, Francisco Beltrão 12 e o Hospital Universitário (HUOP) receberá 12 unidades.

De acordo com o coordenador do projeto, o servidor Cristiano Julho Pilger de Brito, serão beneficiados milhares de usuários, distribuídos em aproximadamente 1.300 docentes, mais de 10.500 acadêmicos de graduação e pós-graduação e mais de 1.760 servidores técnico-administrativos distribuídos nos cinco campi da Unioeste, Reitoria, Hospital Universitário e Parque Técnológico Itaipu, bem como toda comunidade externa, numa abrangência de 97 municípios da região. Todo o novo sistema de antenas gerou um custo de R$ 256.202,54, verba oferecida pelo governo.

A diretora de Assuntos Acadêmicos, Marta Lucia Alves Assenza, também afirma que com a implantação do módulo Web docente e do módulo Web acadêmico e com o surgimento da necessidade de ampliar a estrutura de informática o sistema Wireless facilitará o acesso de alunos e docentes da Unioeste ao sistema Academus.