Empresa doa equipamento ao Campus de Toledo

Nesta sexta-feira (17), fruto da parceria universidade-empresa, nos moldes da Lei de Inovação, a empresa Faricon LTDA de Toledo fez a doação de um equipamento avaliado em mais de R$ 100 mil para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste, Campus Toledo.

Trata-se da doação de um Cromatógrafo Arnel Clarus GC, com todos os componentes, fabricado pela empresa Perkin Elmer do Brasil LTDA, o qual será instalação no Laboratório de Inovações Tecnológicas coordenado pelo professor Camilo Morejon, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química do Campus.

Na cerimônia estiveram presentes o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, o diretor geral do Campus Toledo, José Dílson Silva de Oliveira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sílvio César Sampaio, pró-reitor de Extensão; Remi Schorm, a pró-reitora de Planejamento, Ednilse Maria Willers, o coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT)  da Unioeste, Camilo Freddy Mendoza Morejon e demais diretores de centro, coordenadores dos programas de pós-graduação e da graduação da Instituição.

A empresa Faricon LTDA, esteve representado pelo gerente industrial, Elias Beruski  e  coordenador administrativo, Nadir E. Luckner.  A cerimônia também contou com representação da Prefeitura de Toledo, da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT) e demais empresários que possuem parceria.

Segundo o coordenador do NIT a parceria Universidade-Empresa, conforme a Lei de Inovação, aconteceu a partir de 21 de julho de 2014, por meio do convênio que englobou pesquisadores e alunos da graduação/mestrado/doutorado do curso de Engenharia Química, sob sua coordenação.

Equipamento de R$ 103 mil

A equipe do convênio está trabalhando no desenvolvimento de tecnologias alternativas para a otimização do processo produtivo e também para o tratamento e o aproveitamento de resíduos industriais gasosos, líquidos e sólidos da empresa.

Até a apresente data, fruto dessa parceria, foram gerados dois produtos tecnológicos: o primeiro, uma tecnologia de tratamento de efluentes gasosos, já instalada e em funcionamento na condição real de operação e, o segundo, uma tecnologia alternativa para o tratamento de efluentes líquidos industriais, ambos com depósitos de patente com titularidade compartilhada entre a Unioeste e a Empresa

Segundo o reitor “a inovação permite que a Universidade além de desenvolver seu trabalho de formar bons profissionais e a juventude, permite também que a Instituição faça seu papel social, atendendo a necessidade da população em todas as áreas, de saúde, educação, e neste caso, na área de inovação tecnológica, auxiliando as empresas. Quanto mais as empresas da região se desenvolverem a qualidade de vida da população também melhora, nesse cenário, o papel da Universidade é fundamental.  Hoje, a Unioeste graças aos seus pesquisadores e funcionários tem conseguido grandes avanços. Nos últimos anos o trabalho na área de inovação, coloca a Universidade como referência em termos de país, o que muito nos valoriza.”

O professor José Dílson, salientou que a parceria entre Universidade e Empresa, a partir de projetos de interesse comum, proporciona avanços tecnológicos imediatos, resultando em benefícios e melhoria das condições de vida da população.

Segundo Elias Beruski essa parceria é muito importante para ambos, pois, a Empresa tem o apoio na busca de novas tecnologias para melhoramento do processo de tratamento de dejetos gerados pela mesma, e a Universidade, por meio dos seus acadêmicos e pesquisadores, pode colocar em prática novas tecnologias, ou mesmo, buscar novos meios que melhorem o tratamento de resíduos gerados pelo processo produtivo. “Destacamos que já colhemos os primeiros frutos desta parceria para todas as partes e mesmo para a comunidade local, pelo desenvolvimento de tecnologias que aprimoram o tratamento de odores e efluentes líquidos (no tangente a eficácia de redução de custos). A entrega desse equipamento (Cromatógrafo) propiciará novos avanços no desenvolvimento tecnológico”, exaltou.

O secretário de Agricultura, José Augusto de Souza, salientou ainda que “a sociedade precisa de Competência , Iniciativa e Criatividade e na Unioeste temos tudo isso” . Ele disse também que “é fundamental para o município parcerias entre Universidade e empresas para alavancar a economia do município e que o equipamento doado deve propiciar o desenvolvimento de novas pesquisas aplicadas”.

O representante da ACIT, Paulo Roberto José Duarte, mencionou que a entidade esta muito interessada em projetos que envolvam o relacionamento Universidade-Empresa, pois somente dessa forma que o município conseguirá o seu desenvolvimento pleno.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste “o campus de Toledo tem uma capacidade intelectual na pesquisa e na pós, proporcionalmente. Aqui se respira ciência e também inovação” complementou .

Remi Schorn  frisou ainda que “a materialidade que resultou da parceria envolvendo patentes é um exemplo que deve ser disseminado e incentivado com mais intensidade”.  Já Ednilse  salientou que a Unioeste está desenvolvendo estudos para otimizar a sua regulamentação de prestação de serviços visando um atendimento mais ágil a comunidade, neste caso, para a extensão tecnológica inovadora em sintonia com a Lei de Inovação.

Outro aspecto relevante, apontado pelo professor Camilo, é que por meio da parceria Universidade-Empresa, a Unioeste, mais uma vez consegue atender o objeto maior dessa Lei, de que os resultados da atividade intelectual (soluções tecnológicas geradas no âmbito da Unioeste) possam ganhar o mercado, beneficiando os processos produtivos, dinamizando a economia dos municípios, contribuindo com a geração de emprego e renda e também com a mitigação dos impactos ambientais por meio da implantação de tecnologias ambientais inovadoras.