Unioeste debate evasão no 57º Fórum Nacional de Reitores da Abruem

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está participando do 57º Fórum Nacional de Reitores realizado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), na cidade de São Paulo, SP. O evento segue até amanhã (10) e a temática deste ano é “Internacionalização e Governança Universitária”.

O Reitor da Unioeste, professor Paulo Sergio Wolff, é o presidente da câmara de graduação da Abruem, e devido ao periodo eleitoral na instituição, está sendo representado pela pró-reitora de Graduação, a professora Liliam Faria Porto Borges. Além dela, também participam o diretor de Vestibular, servidor Paulo Renan Effgen e o assessor de Relações Internacionais, professor Rafael Mattiello.

A Unioeste está há dois anos conduzindo uma pesquisa nacional sobre evasão em 45 instituições estaduais públicas do Brasil. O que moveu o estudo foi a preocupação dos acadêmicos que não concluem a graduação, sendo que os números nacionais e internacionais indicam até 50% de não conclusão.

Assim, o resultado deste trabalho será apresentado no evento e, segundo a pró-reitora de graduação ainda serão discutidas políticas anti e ao combate à evasão dos estudantes. Na Unioeste foram realizadas várias ações durante este período:

1. Reforma do ingresso para melhor ocupação das vagas (Vestibular e SiSU);
  2. Oficinas pedagógicas com docentes do primeiro ano, divididos por centro;
  3. Revisão das diretrizes do ensino de graduação;
  4. Início da construção dos RUs, tornando viável a permanência tranquila do aluno dentro da Universidade;
  5. Construção de um plano de assistência estudantil que envolve atendimento multidisciplinar aos alunos, inclusive ampliação da rede lógica para acesso à internet.

Combate à evasão na Unioeste

A evasão pode ser dividida em três frentes: evasão de curso, instituição e sistema. Considera-se evasão de curso quando o acadêmico se desvincula do curso matriculado, podendo ingressar em outro. Evasão de instituição é quando o acadêmico transfere sua matrícula para outra instituição e evasão de sistema é quando o aluno desvincula-se totalmente do sistema de ensino superior.

Em todas as Universidades e Faculdades ocorre a evasão e sendo uma das maiores preocupações da Unioeste, vem sendo realizadas ações que visem a permanência do aluno na Instituição.

A Assessoria Pedagógica da Prograd vem realizando atividades em oficinas pedagógicas com professores dos primeiros anos de cada curso, para que estes tenham a percepção de quão importante é acolher o aluno logo no primeiro ano da Universidade. “Pois, estes professores podem despertar no aluno a paixão pelo curso”, explica a Assessoria.

Abruem

A Abruem promove discussões das políticas do Ensino Superior, notadamente do ensino superior público, sua promoção e a defesa de seus interesses frente a entes públicos e privados; também realiza intercâmbio com instituições de ensino, pesquisa, ciência, tecnologia e cultura, bem como órgãos ou agentes financiadores nacionais e internacionais.

Além disso, também promove fóruns, congressos, conferências, seminários, encontros, cursos, viagens internacionais - com o objetivo de conhecer o cenário educacional, científico e cultural de outros países, assinar convênios, manter intercâmbios, e outros eventos.