Unioeste realiza festividade em comemoração ao Dia da Criança

Hoje o dia ficou mais alegre. Com um sorriso estampado no rosto, crianças brincaram e se divertiram enquanto participavam da festividade alusiva ao Dia da Criança realizada pelo Centro de Reabilitação Física (CRF) de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O dia foi organizado pelo Centro de Reabilitação Física, pelo curso de Fisioterapia da Universidade, e teve colaboração da Receita Federal que deu o repasse de brinquedos e materiais disponíveis no local. Ainda, contou com a participação do Projeto Saberes e Ações Culturais Integradas (Saci) do Campus. Na oportunidade as crianças brincaram com cama elástica, piscina de bolinhas e tiveram a oportunidade de fazer pinturas artísticas no rosto. Os pais cooperaram com a confraternização trazendo comidas, professores e alunos ajudaram nas bebidas e decorações.

A alegria e o entusiasmo de cada paciente atendido no Centro de reabilitação é o que move o coração de professores e profissionais da área para organizarem um evento mais que especial. Helenara Salvati é fisioterapeuta pediátrica, e conta que a festa objetivou um momento recreativo onde as crianças pudessem comemorar e se distrair, fazendo algo diferenciado da rotina. “Eles gostam bastante dessas confraternizações recreativas, pois é um momento prazeroso de lazer e brincarias que estimulam a coordenação motora fora dos exercícios praticados nas aulas”.

Marya Anthonia Castro Rodrigues, 10 anos, diz que está muito feliz de poder participar novamente desse evento. “Isso é muito legal e estou me divertindo bastante, já participei de outras festas porque faz três anos que faço fisioterapia no Centro. As professoras são bem queridas, é como se fossem da minha família”, declara. Evani Camargo (mãe) conta que com sete anos a Marya teve um tumor na medula e depois que operou, em 2012, ficou com sequelas perdendo todos os movimentos do lado esquerdo. “Por conta disso, ela ficou muito debilitada na cadeira de rodas, então decidi traze-la na Unioeste e foi aqui, por meio desses profissionais, que minha filha voltou a andar normalmente após dois anos de quimioterapia e radioterapia. Assim, devido ao trabalho maravilhoso oferecido pela Universidade me sinto muito feliz de ver essas crianças, as que estão em tratamento e as que já venceram como minha filha, correndo, pulando e brincando de forma saudável”.

Atualmente são atendidas pelo Setor de Pediatria do Centro cerca de 150 crianças que possuem problemas de saúde ou alguma deficiência na coordenação motora. As atividades desenvolvidas no Centro são a Hidroterapia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia pelas fisioterapeutas Helenara Salvati, Aneline Ruedel, Carmem Lucia Rondon Soares, Maria Goreti Bertoldo, a terapeuta ocupacional Alexandra Carli e  pela colaboradora Liziane Vieira.