HUOP é representado em evento sobre doação de órgãos

Membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e membros de um Plano de Desenvolvimento de Agentes Universitários (PDA), participaram durante os dias 24 e 27 de outubro, de um evento nacional sobre transplantes realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul.

O PDA intitulado “Desempenho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplante do HUOP: Avaliação por meio de indicadores de eficácia”, foi um dos trabalhos apresentados no XIV Congresso Brasileiro de Transplantes. Além dos membros do PDA e da CIHDOTT, um residente de Enfermagem e um de Fisioterapia também participaram, representando o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Ao todo foram 12 trabalhos apresentados, dois em forma oral e o restante em exposição de banners. Um trabalho de conclusão de curso (TCC) de uma egressa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também foi exposto.

Segundo a coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Elaine Padilha, o Congresso serviu para capacitação da equipe. “O evento nos permitiu experiências de outros serviços de transplantes e para obtermos novas ideias. Também foi possível verificar novas pesquisas e trabalhos na área”, destaca.

A coordenadora conta que ainda houve a oportunidade de publicações em revistas científicas, como a Transplantation Proceedings e que a Comissão está trabalhando para que isto ocorra em breve.

O Congresso contou com a participação de palestrantes internacionais, cursos e exposições. O coordenador do sistema nacional de transplantes, médico urologista, Heder Murari Borba também esteve presente.