No próximo dia 11 de abril será realizado no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), um encontro com Produtores Audiovisuais e Coletivos de Jovens de Cascavel e Região, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a chamada Pública da Região Sul. O encontro será no mini auditório II, às 9 horas.
O evento é realizado pela Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (AVEC-PR), Unioeste e também pelo Escritório Regional Sul da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Assim, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) das TVs Públicas está com chamada pública aberta até dia 27 deste mês, e investirá R$ 60 milhões, distribuídos entre cinco editais regionais, na realização de obras audiovisuais independentes.
Segundo o professor da Unioeste, Acir Dias, o objetivo é fortalecer a programação de 33 TVs educativas e culturais e de mais de 100 canais de TVs comunitárias e universitárias de todo o País, fomentando a produção de 103 obras audiovisuais, o que corresponderá a 260 horas de programação inédita.
Os conteúdos audiovisuais apresentados deverão observar as características e condições estabelecidas nas regras da chamada pública, em especial quanto à tipologia das obras e propostas de programação contidas no anexo B dos editais regionais. Dentre as propostas apresentadas, algumas exigem que a produção deva ser realizada por empresas produtoras em parceria com coletivos de jovens de todo o País.
A Chamada Pública da Região Sul (Prodav 12/2014) está disponível no site do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no link: http://www.brde.com.br/fsa/index.php?option=com_content&view=article&id=103&Itemid=116.
O Prodav das TVs Públicas é operado por meio de parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), contando com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).