Encontro audiovisual será realizado na Unioeste

No próximo dia 11 de abril será realizado no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), um encontro com Produtores Audiovisuais e Coletivos de Jovens de Cascavel e Região, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a chamada Pública da Região Sul. O encontro será no mini auditório II, às 9 horas.

O evento é realizado pela Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (AVEC-PR), Unioeste e também pelo Escritório Regional Sul da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Assim, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) das TVs Públicas está com chamada pública aberta até dia 27 deste mês, e investirá R$ 60 milhões, distribuídos entre cinco editais regionais, na realização de obras audiovisuais independentes.

Segundo o professor da Unioeste, Acir Dias, o objetivo é fortalecer a programação de 33 TVs educativas e culturais e de mais de 100 canais de TVs comunitárias e universitárias de todo o País, fomentando a produção de 103 obras audiovisuais, o que corresponderá a 260 horas de programação inédita.

Os conteúdos audiovisuais apresentados deverão observar as características e condições estabelecidas nas regras da chamada pública, em especial quanto à tipologia das obras e propostas de programação contidas no anexo B dos editais regionais. Dentre as propostas apresentadas, algumas exigem que a produção deva ser realizada por empresas produtoras em parceria com coletivos de jovens de todo o País.

A Chamada Pública da Região Sul (Prodav 12/2014) está disponível no site do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no link: http://www.brde.com.br/fsa/index.php?option=com_content&view=article&id=103&Itemid=116.

O Prodav das TVs Públicas é operado por meio de parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), contando com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).