Artigo de aluna é publicado em revista

A acadêmica Tatiane Fonseca da Silva do 3º ano do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, teve seu artigo “O julgamento de Nuremberg e sua relação com os direitos fundamentais e com o direito internacional: Uma análise necessária”, publicado na 13ª edição da Revista de Laboratório de Estudos da Violência e Segurança (LEVS) da Universidade Estadual Paulista de Marília.

O artigo foi elaborado na disciplina de Metologia da Pesquisa, lecionada pela professora orientadora, Natália Redígolo, que também é colaborado da Revista LEVS. De acordo com Natália, “tento incentivar os alunos não só a escreverem artigos, como a publicarem, pois  a pesquisa é essencial, tanto para o desenvolvimento do acadêmico, como para o fortalecimento da Unioeste” acredita.

A professora Natália destaca que “de outro modo,  é relevante para a divulgação da Unioeste, que tem seu trabalho exposto em uma outra instituição conceituada em âmbito nacional e internacional. Além do mais, este diálogo entre pesquisadores e universidades só tem a acrescentar no desenvolvimento cientifico brasileiro” enfatiza.

Segundo Tatiane, a elaboração do artigo surgiu do tema do filme chamado “O Julgamento de Nuremberg”. Ela explica que “a discussão que busquei  aprofundar gira em torno da legalidade do procedimento jurídico que julgou aqueles que possuíam algum cargo de relevância durante o regime militar nazista e que atuaram supostamente como os comandantes de diversos atos que atingiram negativamente a esfera dos direitos humanos”.

A aluna ainda aponta que “o meu interesse era, além de estudar sobre os tribunais de exceção, o de analisar se o julgamento de Nuremberg havia ou não se pautado em critérios anteriormente previstos em lei, que poderia atribuir legitimidade a sua decisão” declara.

Tatiane afirma que a publicação do artigo  é importante para incentivar os alunos a produzirem trabalhos assim, bem como a construírem um olhar mais crítico e uma discussão mais coerente sobre assuntos que envolvem os grandes problemas sociais. A acadêmica acentua “além de que esse tipo de estudo também é gratificante porque proporciona a nós alunos, além de conhecimento, um maior reconhecimento no meio acadêmico” finaliza.

Para conferir a publicação, clique aqui.