Central de Notícias

Biodigestão anaeróbia de cama de frango é tema de palestra

O Programa de Pós­ Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) realiza hoje (08) uma palestra sobre biodigestão anaeróbia de cama de frango em condições de campo. A palestra será apresentada pelo aluno Michael Steinhorst Alcantara, às 17 horas, no auditório do Programa.

Segundo o palestrante, o crescimento da produção de frangos tem concentrado a cama de frango e aves mortas nas regiões produtoras, gerando um grande problema ambiental para a indústria avícola.

A cama de frango, rica em matéria orgânica, comumente aplicada no solo sem tratamento, acidifica o mesmo por liberar íons hidrogênio ao estabilizar sua matéria orgânica e ser um fertilizante nitrogenado. Portanto, outras aplicações para a cama de frango são necessárias e devem ser estudadas, como o seu uso para geração de energia pela biodigestão anaeróbia.

Este processo é um atrativo para o setor por tratar o resíduo e gerar biogás que pode substituir a energia usada na criação dos frangos. Existe, porém, um entrave ambiental neste sistema por necessitar de grande quantidade de água para hidrolisar a cama de frango. Por isso, esse trabalho avaliou a biodigestão anaeróbia da cama de frango em um biodigestor de 40 m³ com sistema de reutilização do efluente do biodigestor na diluição da próxima alimentação para reduzir o consumo de água no processo.

O biodigestor está sendo estabilizado pelo gráfico de Shewhart, mas já se verificou que durante a estabilização do biodigestor com alimentação diária de 0,5 kg sólidos totais voláteis por m³ de biodigestor o processo pode remover 96% de sólidos totais e 79% de sólidos totais voláteis. Também foi observado relações entre a temperatura ambiente mínima e a eficiência de remoção de sólidos totais neste período de estabilização do biodigestor.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.