Alunos do Mestrado em Ciências Farmacêuticas são premiados

Dois pós-graduandos do Programa em Ciências Farmacêuticas (PCF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e uma discente do curso de graduação em Farmácia receberam, na última semana, prêmios por trabalhos apresentados em dois diferentes eventos.

O mestrando Eduardo Hösel Miranda teve seu trabalho “Estudo QSAR-2D (OPS/PLS) e 3D (Open 3D-QSAR) da toxicidade de hidrocarbonetos aromáticos halogenados” premiado no 1º Simpósio de Química Medicinal (SIMQUIMED), realizado pelo campus de São José do Rio Preto-SP, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O trabalho visou obter modelos que fossem úteis para a previsão da capacidade de compostos químicos halogenados, muito utilizados em sínteses orgânicas, interagirem com receptores localizados na tireoide, devido à semelhança destes compostos com hormônios, e assim causar efeitos tóxicos

Já a mestranda Luana Campos e a aluna de Iniciação Científica (IC) Marina Gabriela Birck receberam um prêmio pelo trabalho "Quantitative structure-activity relationship studies of 1H-imidazol-2-yl-pyrimidine-4,6-diamines actives against Plasmodium falciparum 3D7 strain", Este trabalho foi desenvolvido como projeto de IC, contando com co-orientação da primeira como parte das atividades da disciplina Estágio em Docência.

O trabalho foi apresentado no 6º Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa (SINPOSPq), realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), unidade do campus da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do mesmo foi obter e apresentar modelos de regressão úteis como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de novas entidades moleculares capazes de agir contra o parasita causador da forma grave da malária.

Os três alunos são bolsistas, Eduardo Hösel Miranda recebe bolsa de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes / Fundação Araucária. Luana Campos recebe bolsa Demanda Social (DS)/Capes.

E a discente de graduação Marina Birck desenvolveu seu IC com bolsa do CNPq. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos no Laboratório de Química Medicinal e Ambiental Teórica (LQMAT) sob orientação do professor-doutor. Eduardo Borges de Melo.