Produção de biogás e bacia hidrográfica são temas de Seminário

Amanhã (08), o Projeto de Extensão “Cursos e palestras promovidos pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri)”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, terá mais duas apresentações.

A aluna Gisele Maria Gollin apresentará, às 16h30, o tema “O efeito das mudanças climáticas na disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica do rio Piquiri”.

Segundo ela quando uma bacia hidrográfica é submetida a um evento de precipitação, a sua resposta hidrológica é a vazão, que representa integração dos efeitos da precipitação, do tipo e uso do solo, da geologia, da morfologia e do clima.

As mudanças climáticas podem gerar significativos impactos sobre a disponibilidade hídrica de uma bacia. Este trabalho buscou verificar a previsão futura de disponibilidade hídrica na bacia do Rio Piquiri por meio de dados das séries históricas de vazão e precipitação no período de 1980 – 2010 relacionando-as com as estimativas de precipitação fornecidas pelo modelo climático regional ETA (Estimated time of arrival).

E às 17 horas, a aluna Izabela Regina Costa Araujo falará sobre “Tratamento de efluente de indústria de fécula e produção de biogás em reator biológico anaeróbio experimental”.

Dentre as diversas formas existentes de tratar os efluentes da indústria de fécula de mandioca, os processos biológicos são considerados uma alternativa simples e econômica, que aliam o elevado grau de conversão da matéria orgânica e a produção do biogás. O biogás possui um potencial energético e pode ser convertido em energia elétrica e térmica.

Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar um reator anaeróbio experimental, vertical, fluxo contínuo ascendente e leito fixo, em relação à remoção de carga orgânica da água residuária de extração de fécula de mandioca e à produção de biogás.

Em resultados preliminares observou-se que com o aumento da carga orgânica volumétrica a produção volumétrica de biogás também apresentou tendências crescentes, embora a remoção percentual de sólidos e de carga orgânica (DQO) tenham se mantido estáveis.

São oferecidas 40 vagas para cada Seminário, e para fazer a inscrição é preciso enviar um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., solicitando a participação. Para mais informações acesse www.unioeste.br/pos/pgeagri/ ou ligue para (45) 3220-3175.