Projeto Proex atende 800 crianças em Cascavel

As atividades de educação em saúde realizadas na Instituição de Ensino Padre Carmelo Perrone na última sexta-feira (03), pelo projeto Unioeste na Comunidade, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foram desenvolvidas juntamente com Lions Clube, Laboratório Álvaro e Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

Segundo a professora de Enfermagem, Catia Rios, que participou do evento, as atividades desenvolvidas atenderam cerca de 800 alunos da faixa etária de 10 a 16 anos. Esses alunos tiveram orientações sobre saúde bucal, trabalhando com a importância da escovação correta dos dentes para evitar cáries e outras intercorrências inerentes à falta de higiene bucal.

Também foi realizada a verificação do IMC (índice de massa corpórea) o qual foi verificado peso e altura de cada criança e calculado este índice o qual indica se o adolescente esta com peso normal, sobre peso ou obesidade. Os alunos que demonstraram índice elevado foram orientados pela professora Catia sobre os cuidados e perigos de uma dieta baseada em refrigerante e guloseimas.

“Com esse trabalho esperamos um retorno positivo no que tange aos assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida do adolescentes. Logicamente dentro da sua limitação financeira e social, devemos levar em conta o contexto em que este está inserido, ai sim realizar orientações as quais estejam ao alcance do individuo”, complementa a docente.

Para Catia a importância do projeto é relevante em função de que leva os acadêmicos dos mais variados cursos à realidade das limitações da comunidade. “Isso traz um enriquecimento ímpar a todos em função de poder levar a outros seus conhecimentos adquiridos na Universidade, assim como fomentando e instigando a comunidade adquirir hábitos de vida mais saudáveis”, finaliza.