Alunos de Farmácia estudam Cromatografia Líquida

Alunos do 3º, 4º e 5º anos do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, participaram de um curso sobre Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, ou seja, High Performance/Pressure Liquide Chromatography (HPLC).

Quem cedeu o curso foi a fabricante de medicamentos genéricos Prati Donaduzzi, situada na cidade de Toledo, sendo ministrado pelo engenheiro químico, Rodrigo Bressan. Assim, durante quatro dias os alunos puderam entender em aulas teóricas e práticas, como é o funcionamento da identificação de compostos em medicamentos líquidos. As aulas teóricas foram realizadas no campus de Cascavel e a prática na própria empresa.

Segundo o professor da Unioeste, Sergio Nascimento Pereira este é um aparelho que mede e identifica cada substância contida no líquido, possibilitando controlar a dosagem para que seja feita a medida correta em cada remédio.

Ele ainda explicou que são indicados os princípios ativos dos medicamentos, sendo que na indústria farmacêutica os medicamentos são identificados nas categorias de quantidades e tipos que são produzidos.

“Hoje a Unioeste possui apenas o Cromatógrafo Gasoso, que também faz a verificação estrutural dos compostos de um modo geral”, acrescenta, enfatizando que a Prati Donaduzzi ofereceu este curso na intenção de fazer com que os alunos do curso se incluam na indústria farmacêutica e no mercado de trabalho desta área.

Durante o curso foram estudadas a introdução aos métodos de separação, histórico da cromatografia, conceitos básicos em Química 1 – Polaridade e Interações, e química 2 – conceitos de ácidos, bases e tampões, cromatografia à gás, Cromatografia à liquido instrumentação, parâmetros cromatográficos, e tipos de fases estacionárias.