Semana de Pedagogia discute Tecnologias na Educação Escolar

Tem início hoje (06) o 4° Simpósio Nacional de Educação e 24° Semana da Pedagogia com a temática “As tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação Escolar”, realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. O evento segue até quarta-feira (08).

A temática deste evento justifica-se, pela rapidez do avanço tecnológico nas últimas décadas, particularmente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da demanda por suas utilizações na Educação Escolar, pela controvérsia entre educadores e estudiosos da educação acerca desta utilização e de suas implicações nas atividades de ensino, na elaboração de teorias e de suas implicações nas atividades de ensino, na elaboração de teorias pedagógicas e nas condições de trabalho dos professores, entre outras.

O objetivo é estimular o debate acerca da utilização das TIC na educação escolar, principalmente na escola pública de nível básico, no sentido de contribuir para a instrumentação das ações e reflexões no âmbito da formação de professores, do trabalho docente e da elaboração das políticas públicas para a educação. Debate este, que deve contrapor diferentes abordagens da questão.

De acordo com o coordenador do evento, José Luis Derisso, as atividades começam às 13h30 com nove oficinas direcionadas a temática, às 19 horas, acontecerá o cerimonial de abertura no anfiteatro e, às 20 horas, uma conferencia sobre “Avanço Tecnológico, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação”.

Já na terça-feira (07), o evento segue com uma conferencia sobre “Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Escolar”, também serão realizadas três oficinas a partir das 13h30, às 18h30, lançamento de livros (hall de entrada) e às 19h30 conferencia sobre Tecnologias da Informação e Comunicação e Trabalho Docente. Na quarta (08) terão duas sessões de comunicação, a primeira terá início às 8h30 e a segunda às 13h30, as sessões serão realizadas em sala de aulas.

José disse ainda que já são 204 autores inscritos na área de comunicação, 170 são artigos que serão apresentados dia 08 e a expectativa de participantes para o evento é de 600 inscritos.