Tese de doutorado vira livro e software na Unioeste

O egresso do doutorado em Engenharia Agrícola e ex-aluno formado do PGEAGRI, Claudio Leones Bazzi, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, teve sua tese publicada como livro “Software para Definição de Unidades de Manejo. Teoria e Prática”.

O projeto, que foi orientado pelo professor Dr. Eduardo Godoy de Souza, teve como objetivo desenvolver um software que auxiliasse os agricultores brasileiros a aumentar a produtividade e diminuir o impacto no meio ambiente durante produção agrícola. Outros softwares utilizados pelos produtores necessitam de um conhecimento mais amplo, este desenvolvido na Universidade facilita o manejo dos interessados.

Claudio Bazzi conta o quanto é importante para a sociedade as teses saírem do papel e entrarem no mercado. “É interessante quando se consegue produzir algo que não serve somente para a engenharia que você atua, mas que permite ajudar os agricultores e ainda poder disponibilizar na internet para que pessoas de todos os lugares possam usufruir do seu trabalho. É gratificante ver o resultado do seu esforço”, declara.

O livro é atrelado a um software que será disponibilizado na internet para download gratuito por meio do link: Pós Graduação "Stricto Senso" em Engenharia Agricola - PGEAGRI.  Há interesse em continuar o projeto e deixá-lo online com banco de dados, para que cada agricultor que usar tenha o seu login e todas as suas pesquisas salvos, assim como já existem outros programas de outras áreas.

Para o orientador Eduardo, projetos como esse merecem ser desenvolvido e disponibilizado para outros acadêmicos, e também para ajudar os principais interessados: os agricultores e técnicos da área. “A importância de ter um projeto desse é incentivar os alunos a dar continuidade em produtos. Eles precisam ganhar espaço e serem transmitido também para as outras engenharias, por isso optamos em divulgar gratuitamente na rede”, revela o docente.