Central de Notícias

Huop oferece cirurgia de fissura labiopalatal

O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalia Craniofacial (Ceapac) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) realizou pela primeira vez, na manhã de hoje (06), uma cirurgia de fissura labiopalatal. A cirurgia foi feita em uma criança indígena com cinco anos de idade, da cidade de Barcelos, no Amazonas.

A fissura labiopalatal resume-se a alterações das falhas na fusão dos processos de formação nasal e da maxila, que podem surgir devido a dois fatores: genética ou ambiental. Os médicos cirurgiões plásticos Miguel Bailak e Dalto Pastro realizaram a cirurgia num tempo aproximado de 1h30, e destacaram que a cada 650 nascimentos de bebês, um nasce com algum tipo de fissura.

Para as cidades atendidas pela 10º Regional de Saúde este tipo de atendimento era feito apenas em Curitiba ou na cidade de Bauru, em São Paulo.  O diretor da 10º Regional, Miroslau Bailak, destacou que o Hospital passa a ser referência no Estado, atendendo assim as 25 cidades correspondentes da Regional.

Este tipo de cirurgia depende de uma equipe multidisciplinar, composto por fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, fisioterapeuta, psicólogo, odontólogo, entre outros, com o objetivo de reabilitar o atendimento ao paciente.

Também estiveram presentes o diretor geral do Huop, Luiz Sérgio Feedback, coordenador administrativo do Huop, Ivã José de Pádua, anestesista, Rodrigo Moura, coordenador administrativo do Cepac, José Neto, e Amadeu Neto ortodontista e coordenador do Ceapac.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.