Química de Toledo passa por reestruturação

O curso de bacharelado em Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, passa por reestruturação propondo duas ênfases distintas: a de Tecnológica, tal como atualmente já ocorre e a em Química Farmacêutico-Medicinal.

A proposta deverá ser implantada já em 2015, sendo ofertadas 44 vagas, das quais serão 22 pelo Vestibular 2015 e 22 pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU). O ingressante fará a opção por uma das ênfases no decorrer do curso.

A ênfase Tecnológica proporciona a formação generalista que atualmente o curso já apresenta, porém foram consideradas adaptações buscando atender todas as orientações do Conselho Federal de Química, órgão responsável pela regularização e fiscalização do exercício da profissão, no sentido do aluno formado possuir todas as 13 habilitações inerentes ao Químico Tecnológico, podendo-se citar principalmente: controle de qualidade em laboratórios de indústrias alimentícias, cosméticos, medicamentos, agropecuárias e de produtos químicos; gerenciamento de processos químicos de indústrias diversas; tratamento de água e efluentes e de resíduos; assessoria em controle ambiental; desenvolvimento de pesquisa cientifica; docência de ensino superior; entre outras.

Já a ênfase em Química Farmacêutico-Medicinal é proposta em resposta a questões modernas inerentes à profissão do Químico, onde se espera que o profissional formado atue na interface entre a Química e a Medicina/Farmácia, sendo capaz de atuar em laboratórios de pesquisa públicos ou privados, de implementar boas práticas na indústria farmacêutica e na química industrial voltada à produção de medicamentos. Além disso, formar profissionais capazes de conceitualizar, desenhar, sintetizar e otimizar novas moléculas que apresentem efeitos terapêuticos e que possam ser utilizadas como medicamentos no futuro.

De acordo com a coordenação o curso, assim, conjuga o rigor da ciência exata Química com a criatividade, a inovação e a descoberta, todos direcionados para a área farmacêutico-medicinal. Este campo de atuação é bastante versátil e preenche um espaço que não pode ser ocupado nem pelo Químico tradicional e nem pelo Farmacêutico generalista, dadas às características distintas de suas respectivas formações.

Já o curso de Licenciatura em Química tem como principal atribuição formar professores de Química de Ensino Médio e Fundamental, entretanto, as disciplinas específicas de Química dão ao formado várias das atribuições do CFQ, para que esse possa atuar em laboratórios de controle de qualidade de produtos diversos, semelhante ao bacharel; bem como há a possibilidade de atuar como pesquisador e docente no ensino superior e realizar mestrado e doutorado em Química e áreas afins.