Professor da Unioeste lança livro sobre Realidade da Educação

O professor Eraldo Leme Batista, do Colegiado de Pedagogia do Campus de Cascavel está lançando o livro intitulado “Realidades da Educação Profissional”, pela Editora Atomoalinea. Trata-se de uma coletânea onde os textos se estendem desde os anos trinta do século XX até os dias de hoje.

Os contextos históricos são pertinentes essencialmente à realidade da sociedade brasileira com várias pontuações também no desenvolvimento do capitalismo mundial. As interpenetrações dessas duas dimensões são muitas vezes apontadas. Há bom uso de muitos autores clássicos ou de autores de sólida produção nas respectivas temáticas. Também é de se notar a boa quantidade de fontes primárias arroladas, registradas e interpretadas.

De forma específica, a construção de uma educação geral e/ou profissional desalienadora, libertadora, na contramão do movimento do capital é o objetivo último de todos os autores aqui reunidos. O compromisso da  presente obra é com o trabalho e a educação libertos das garras do capital e não como exploração apropriada e ideologia formativa decorrente do ideário neoliberal.

Na luta de classes, a educação formal escolar foi um dos aspectos que, em sua concretização, revelou muitos embates conflitantes. Desde a invenção burguesa da escola estatal para o povo, indevidamente chamada de escola pública, até as suas múltiplas conformações da atualidade, esse foi um palco de lutas. E, hoje, o grande desafio para a burguesia e os Estados que a representam é formar profissionalmente os trabalhadores, tendo em vista as novas exigências do mundo da produção.

O eixo crítico central de toda a obra é a busca de demonstração e explicação de como o modo-de-produção capitalista vem desenvolvendo seus modelos de formação profissional dos trabalhadores em geral e, em especial dos trabalhadores que se envolvem diretamente na produção.

Face às grandes transformações do mundo da produção nos últimos cinquenta anos, fartamente referidas em vários capítulos que virão a seguir, tornou-se necessário decifrar as suas consequências para aqueles que as vivenciaram no lugar social subalterno, ou seja, os trabalhadores. O pressuposto, de forma evidente, são as relações que se estabelecem dialeticamente entre capital x trabalho e, por decorrência, a luta de classes.

Na luta de classes, já se disse isso, a educação formal escolar foi um dos aspectos que na sua concretização revelou muitos embates conflitantes. Desde a invenção burguesa da escola estatal para o povo, indevidamente chamada de escola pública, até às suas múltiplas conformações da atualidade, esse foi um palco de lutas. E, hoje, o grande desafio para a burguesia e os Estados que a representam é o de formar profissionalmente os trabalhadores, tendo em vista as novas exigências do mundo da produção. Em breve o livro será disponibilizado aos interessados.

Sobre os autores

Eraldo Leme Batista é doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, área de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do professor Doutor José Luis Sanfelice. Vinculado ao Grupo de estudos e pesquisa HistedBR – História, Sociedade e Educação no Brasil e ao grupo HistedoPR – GT da Região Oeste do Paraná/Unioeste/PR. Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – Unioeste/Campus de Cascavel. Bolsa PNPD/CAPES (2014-2015). Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, na área de Ciências Sociais na Educação. Licenciado em História e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente no Colegiado de Pedagogia – Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Cascavel, PR.