Ceapac promove quatro cirurgias buco maxilo faciais

O Centro de Atenção em Anomalias Craniofaciais (Ceapac) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) promoveu o curso sobre cirurgia buco maxilo facial, que proporcionou uma capacitação técnica e científica, pois abordou na teoria e prática, diversas técnicas de tratamento cirúrgico de fissuras labiopalatais.

Durante o curso foram realizadas quatro destas cirurgias em pacientes fissurados, que já recebem atendimento no Ceapac. O coordenador do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Unioeste, professor Álvaro Garbin, conta que as cirurgias transcorreram bem e o procedimento foi realizado pela primeira vez no Huop. “A cirurgia consiste na retirada do osso ilíaco (osso do quadril) para realizar o enxerto na fissura labiopalatal”, explica. Ele diz ainda que a expectativa é que mais cirurgias como estas sejam realizadas, conforme a demanda e viabilidade do Hospital, buscando sempre o aperfeiçoamento.

O evento contou ainda com a presença do coordenador da disciplina de cirurgia e traumatologia buco maxilo facial da Pontíficia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre, Claiton Heitz, que após a abertura do evento, realizou uma palestra no mini auditório do Campus de Cascavel da Unioeste, para 136 participantes.  Segundo o coordenador do Ceapac, professor Amadeu Tomasin Neto, a vinda do professor Claiton à Universidade foi muito benéfica. “Além dos conhecimentos teóricos que foram transmitidos, foram realizados quatro procedimentos cirúrgicos que proporcionaram a capacitação da equipe”, declara.  Além do professor Claiton, uma equipe de ortopedia também realizou a cirurgia em conjunto com os demais profissionais.

O paciente, Valdir Carpenedo, 43 anos, que passou pelo procedimento há 14 dias, diz que continua fazendo o acompanhamento no Ceapac. “Foi tudo bem na cirurgia e na recuperação também”, declara. Segundo a mãe de uma das pacientes, Maria José da Silva, a cirurgia da filha de 12 anos também ocorreu bem. “Hoje ela tem uma consulta e talvez retirem os pontos”, diz, enquanto aguardava o atendimento no Centro.

Além destes, mais um paciente de 16 anos e uma criança de 9 anos passaram pelo procedimento, todos realizados no dia 26 no Huop.

Para o coordenador do Ceapac, professor Amadeu, o principal objetivo destas ações é obter, mais breve possível, o credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde, possibilitando um maior suporte de recursos, oferecendo assim, a melhor reabilitação integral destes pacientes.

Atualmente o Ceapac é composto por 23 profissionais, que compõem uma equipe multidisciplinar, sendo estes: ortodontistas, odontopediatras, clínico geral, cirurgiões buco maxilo faciais, cirurgiões plásticos, periodontista e emplantodontista, pediatra, otorrinolaringologista, psicólogas, enfermeira, técnica de enfermagem, técnica de higiene bucal, estagiária e técnicos administrativos.