Central de Notícias

Seminário Pgeagri discute recursos hídricos

O Projeto de Extensão “Cursos e palestras promovidos pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri)”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, terá na próxima quarta-feira (1/10) mais duas apresentações.

Às 16h30 a palestra será sobre “Testes de toxicidade como ferramenta para avaliação do Rio São Francisco Verdadeiro/Toledo-PR-Brasil”, apresentada pela aluna Adriana da Silva Tronco Johann.

O Rio São Francisco Verdadeiro é caracterizado por intensa atividade agrícola e industrial, causando fortes impactos ambientais sobre os recursos hídricos devido às fontes poluidoras difusas.

Nesse sentido, metodologias abrangentes são necessárias para avaliar o estado real desses ecossistemas, acompanhando suas mudanças. Dessa forma, a ecotoxicologia aquática vem para complementar as metodologias tradicionais, sinalizando os potenciais ecotoxicológicos e seus mecanismos de ação em organismos vivos.

Sendo assim, nesse trabalho, utilizou-se os testes de toxicidade como ferramenta para avaliar a qualidade da água do rio. De acordo com os resultados em alguns locais avaliados, foi possível observar efeito tóxico aos organismos em estudo, efeitos esses não observados com as análises clássicas que classificaram a água do rio como de boa qualidade.

E às 17 horas, a palestra tratará sobre “Regionalização de vazões na Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri”, apresentada pela palestrante Fernanda Cristina Araujo.

O objetivo deste trabalho foi regionalizar as vazões mínimas com sete dias de duração e um período de retorno de 10 anos (Q7,10) e vazões de permanência (Q90% e Q95%) da bacia hidrográfica do Rio Piquiri - PR.

Como variáveis explicativas, para o método tradicional, foram testadas as características físicas: área de drenagem (A); o comprimento do rio principal (L); declividade média da bacia (Dm); declividade média do rio principal (Dr); densidade de drenagem (Dd), e as características climáticas: precipitação total anual (Ptot); precipitação do trimestre mais chuvoso (Ptri+); precipitação do trimestre mais seco (Ptri-), sendo testados os modelos linear, múltiplo, potencial e exponencial.

São oferecidas 40 vagas para cada Seminário, e para fazer a inscrição é preciso enviar um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., solicitando a participação. Para mais informações acesse www.unioeste.br/pos/pgeagri/ ou ligue para (45) 3220-3175.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.