Obesidade será discutida no Huop

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), por meio do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica irá promover amanhã (17), um bate papo sobre o tema obesidade, intitulado “Equipe Multidisciplinar em Obesidade: É necessário? Faz diferença?”.

O evento, segundo o coordenador do Serviço, professor doutor Allan Cézar Faria Araújo, pretende repassar informações e proporcionar a interação dos participantes, em uma forma de conversa, que será ministrada pelo professor doutor, Paulo Nassif. O curso irá ocorrer às no anfiteatro do prédio de ensino do Huop, 3º andar, com início às 19 horas e é direcionado para residentes, profissionais, acadêmicos, profissionais das áreas de saúde e demais interessados.

O tema obesidade será abordado no âmbito das cirurgias bariátricas, o tratamento dos pacientes e a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar. O coordenador Allan, explica que medidas estão e devem ser tomadas para evitar o insucesso da cirurgia bariátrica. “Têm ocorrido, com cerca de 20 a 30% dos pacientes que realizam esta cirurgia, um reganho de peso, por isso é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar”, declara.

Ele explica ainda que a equipe é formada por profissionais de várias áreas que auxiliam no contato com o paciente antes e depois da cirurgia, pois além do tratamento médico e cirúrgico, o paciente precisa de um ambiente favorável, de uma alimentação controlada e também de atividades físicas.

“A obesidade está em todas as áreas e classes sociais, por isso, o ambiente não deve ser obesogênico”, descreve Allan, acrescentando que é preciso ter conhecimento do ambiente familiar em que os pacientes vivem e os costumes .

Palestrante

O professor doutor, Paulo Nassif que conduzirá o bate papo, é chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Nossa Senhora do Rocio de Campo Largo, coordenador da linha de pesquisa em cirurgia bariátrica e metabólica do Instituto de Pesquisas Médicas da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar) e atua há 16 anos na área de cirurgia bariátrica.

Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi implantado no Huop em fevereiro de 2014. Atualmente, segundo o coordenador Allan, o Serviço busca o credenciamento perante a Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, para que então seja formalizado no sistema e possam ser realizadas cirurgias bariátricas no Hospital.

Os atendimentos são feitos no Ambulatório e no momento cerca de 140 pacientes estão sendo acompanhados, sendo que há uma média de 350 pacientes na fila de espera. A equipe é composta por profissionais cirurgiões, cardiologistas, endocrinologistas, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutica, psicóloga, assistente social, educador físico, enfermeira e biólogo.

Além do atendimento ambulatorial, os pacientes com casos mais graves são encaminhados para o Centro de Reabilitação Física, no Campus de Cascavel da Unioeste, para que recebam o acompanhamento.