Unioeste realiza 2º Congresso do Rock

Já estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Internacional de Estudos do Rock que ocorrerá entre os dias 04 a 06 de junho na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Cascavel, realizado pelo Colegiado de Pedagogia e Mestrado em Educação juntamente com a Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina.

Este ano, o evento disponibiliza 500 vagas e para os interessados, as inscrições devem ser realizadas até dia 27 de março a partir de um boleto emitido junto ao sistema do site do evento, após a inscrição on-line do participante.

Para alunos de graduação e pós-graduação com ou sem apresentação de trabalhos o valor de taxa de inscrição é de R$ 30,00, já para professores e demais profissionais sem apresentação de trabalhos é R$ 40,00 e para professores e demais profissionais com apresentação de trabalhos o valor é de R$ 60,00. A apresentação de resumos deverá ser enviada no período 02 de fevereiro até 09 de março.

O Congresso contará com conferência, mesas redondas, sessões de comunicações orais, shows de bandas, oficinas, exibição de vídeos e filmes e exposições artísticas. Os simpósios temáticos serão divididos em seis temas, sendo: História do Rock, Poéticas do Rock, Rock e Cinema, Rock e Comportamento, Rock e Contracultura e Rock e Educação.

Site do evento: http://www.congressodorock.com.br/evento/index.xhtml;

Facebook: https://www.facebook.com/congressodorock?fref=ts.

Sobre o Congresso

A realização deste evento busca dar continuidade a um projeto de grande êxito em sua primeira edição, que ocorreu nos dias 25 a 27 de setembro de 2013 na Universidade. Este foi, provavelmente, o primeiro evento acadêmico exclusivamente voltado para o rock na América Latina. Possibilitou a reunião de centenas de participantes e pesquisadores do Brasil e do exterior que estudam o rock e suas múltiplas relações com diferentes áreas do conhecimento e com as diversas instâncias da vida social.

As conferências, mesas redondas e sessões de conversas com os músicos foram muito produtivas e contaram com massivo público, principalmente no período noturno. Além das atividades citadas, houve ainda exposições, oficinas e espetáculos dentro e fora do Campus. Apesar de ser realizado no interior do país, o Congresso contou com participantes de todas as regiões brasileiras, além de pesquisadores da Argentina, Chile e Espanha.

O evento teve a particularidade de aliar atividades acadêmicas e culturais, ações fundamentais para a formação universitária de qualidade dos nossos estudantes e comunidade externa. O Congresso recebeu 800 pré-inscrições on line, sendo que se efetivaram 404 inscrições, foram recebidos 204 resumos, contando com 120 comunicações completas enviadas pelos autores para compor o CD dos Anais do evento e tal público chegou a lotar os 400 lugares do Anfiteatro Arnaldo Busato.

A Importância do Rock

A importância do rock na formação cultural e política das mais variadas camadas sociais e dos mais diversos povos não vem sendo considerada por eventos acadêmicos. Afinal, trata-se de um profícuo campo de análise para as ciências humanas e sociais, como bem expressam os inúmeros estudos realizados nas áreas da História, Artes, Música, Letras, Sociologia, Antropologia, Educação, entre outras. Alguns congressos, por sua vez, vêm dedicando alguns de seus simpósios temáticos a esse assunto, mas entende-se a importância de construir um espaço em que o rock seja o tema central de um encontro acadêmico e científico.

O rock não se resume a um gênero musical, uma vez que passou por uma série de mutações internas, trata-se de um fenômeno que vem influenciando o comportamento social, as criações literárias e estéticas, a moda, o mercado, o comportamento, a formação de grupos culturais, entre outros campos. Portanto, embora a indiscutida relevância do gênero musical, o fenômeno rock ampliou sobremaneira sua área de influência, traduzindo-se num campo fértil de investigação para as diferentes áreas do conhecimento.