Central de Notícias

Programa de software da Dengue é desenvolvido na Unioeste

O Sistema de Informação para Aquisição, Manipulação e Tratamento de Dados sobre Dengue (Sigdengue) é um programa de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, que corresponde a um software projetado e desenvolvido a partir de uma parceria entre a Instituição e a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, por meio do Programa de Endemias.

O Sigdengue possui dois objetivos principais. O primeiro, é integrar os dados e informações sobre a doença que o município de Cascavel dispõe, trabalhando com modelos matemáticos e computacionais para simulação do espalhamento da Dengue.

O segundo objetivo é viabilizar a rápida obtenção de informações por meio de consulta e relatórios sobre Dengue, com visualização em mapas, ou seja, um mapeamento da cidade, visando uma adequada gestão de ações operacionais no controle e no combate ao vetor da doença.

Segundo a professora colaboradora do Projeto, Claudia Bandeleiro Rizzi, este ano, já foram feitos dois testes de campo, e também está sendo concluído o documento de requisitos do Software Sigdengue versão para web, também do levantamento das 111 localidades da Dengue na cidade de Cascavel, e do georeferenciamento dos pontos estratégicos.

Processos

Os processos correspondem a duas etapas: Simulações e Geoprocessamentos. Nas Simulações são feitas modelagens computacionais da dinâmica do espalhamento da dengue, empregando diversas abordagens, como redes de contato, autômatos celulares, agentes computacionais entre outras.

O Geoprocessamento viabiliza a geração de mapas temáticos georreferenciados para estabelecer e integrar caracterizações ambientais, sociais, econômicas que influenciam a dinâmica da interação entre humanos e os vetores da Dengue, entre outras situações.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.