Microscópio Virtual chega a um milhão de acessos

Na tarde de hoje, dia 26 de agosto, foi comemorado um milhão de acessos do Projeto de Extensão, Microscópio Virtual (MV), realizado por alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas, das áreas da saúde, informática além da Pós-Graduação em Biociências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Cascavel.

Durante a comemoração os integrantes do projeto junto com o pró-reitor de Extensão, professor doutor Remi Schorn, ainda planejaram disponibilizar o site em outros idiomas, como inglês e espanhol, e possibilitar o acesso para deficientes visuais.

O Microscópio Virtual é um site de livre acesso, que funciona como um atlas virtual de histologia que permite que os graduandos, docentes e profissionais das áreas de ciências biológicas e da saúde; bem como alunos e professores da educação básica, tenham uma fonte alternativa de informação na construção do conhecimento científico na área microscópica.

O projeto foi criado no dia 1º de outubro de 2009 e proporciona imagens em aumentos progressivos, de forma a simular uma visualização microscópica real, sendo uma ferramenta metodológica de apoio aos processos de ensino e aprendizagem da morfologia tecidual.

O MV é coordenado pelas professoras doutoras Rose Meire Costa Brancalhão, Ednéia Fátima Bramilla Torquato e Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro, professor Carlos José Olguin e coordenação acadêmica do aluno Bernardo de Lima. Também colaboraram, a Técnica Administrativa Celeste da Rocha Paiva.

De acordo com a Rose Meire, o projeto possibilita maior visibilidade para instituição com o site disponível na rede virtual. A coordenadora também se preocupa em sociabilizar o conhecimento produzido cientificamente para todos os níveis de ensino, além de que o site é como uma monitoria do aluno, reforçando o conteúdo educacional.