Aluno da Unioeste conquista bolsa de Mestrado no exterior

O acadêmico Paulo Henrique Gonzaga do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, foi aprovado como aluno de mestrado do Illinois Institute of Technology (IIT) em Chicago, Estados Unidos.

Paulo Henrique iniciou as aulas no IIT em agosto e recebeu financiamento completo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com bolsa de estudos que chega a 100 mil dólares, somando taxas escolares e subsistência.

O discente ingressou os estudos na Unioeste em 2009, e no segundo ano letivo, por meio de uma bolsa Do Parque Tecnológico da Itaipu (PTI), iniciou um projeto de iniciação científica no laboratório do campus sob orientação da professora-doutora Nora Diaz, do qual permaneceu até o final de 2011.

Em 2012, foi aprovado para estudar um ano na Technical University of Denmark (DTU), que fica em Kgs Lyngby, Dinamarca, oferecido pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante o ano, estudou disciplinas da grade do curso de Engenharia Mecânica local, além de uma pesquisa que se tornou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Unioeste.

Após um ano, retornou ao Brasil e conquistou bolsista de iniciação tecnológica, do projeto baterias do PTI orientado pelo professor-doutor Jaime Izuka Já no primeiro semestre de 2014, entrou no programa de estágio da Itaipu Binacional, do qual trabalhou na Divisão de Engenharia Eletromecânica.

O acadêmico aconselha “espero que meu exemplo e de outros colegas, que também tiveram várias experiências mundo afora, incentive os novos alunos a buscar e aproveitar as oportunidades que temos dentro da Unioeste e do PTI, aumentando a participação nos programas de intercâmbio e a valorização da nossa Universidade que nos proporciona educação gratuita e de alta qualidade”.

Engenharia Mecânica

Atualmente o curso de Engenharia Mecânica está sob a coordenação do professor-doutor Gustavo Adolfo Velazquez Castillo e oferece anualmente 40 vagas; no período integral; e o prazo para integralização do curso é de no mínimo cinco anos. É o curso de graduação mais recente do Centro, foi implantado em 2002, e até o ano passado já formou sete turmas.

O curso se destaca com a quantidade de alunos que foram aprovados em intercâmbio na China, Hungria, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Noruega, Polônia e demais países, por meio do Programa Ciências sem Fronteira, Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) e Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas
e Comerciais (Aiesec).