Aluna e professora apresentam trabalho na Colômbia

A professora Andréa Regina de Morais Benedetti, do Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participou da 15ª Conferência da Associação Internacional para o Estudo da Migração Forçada (IASFM), em Bogotá, na Colômbia.

Andréa, que é aluna do doutorado interinstitucional Universidade Federal do Paraná (UFPR)/ Unioeste, oferecido no Campus de Foz de Iguaçu, esteve acompanhada de sua orientadora, professora Tatyana Friedrich, da UFPR, e participaram de discussões envolvendo o tema Migrações Forçadas. Também, apresentaram artigo acadêmico sobre a questão da Justiça de Transição e a Lei de Anistia no Brasil.

O evento proporcionou espaço de reflexão sobre a relação entre migração forçada em função da guerrilha colombiana, uma vez que o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) estão imersos em um processo de negociações de paz, buscando por fim ao conflito armado que se desenvolveu no País, ao longo de mais de seis décadas.

No mesmo grupo de trabalho das professoras, debateram os pesquisadores britânicos Simon Behrman, da University of East Anglia e Ralph Wilde, da Universidade College of London, além do brasileiro Fabiano Menezes, da Universidade Católica de Santos (Unisantos).

O doutorado em Direito Interinstitucional é um projeto financiado pela Itaipu que, além de oportunizar aos professores cursar doutorado em um dos seis melhores programas do País, tem aberto portas para a internacionalização das pesquisas realizadas na Universidade.

Em outubro, as professoras seguem para Barcelona, onde apresentarão outro artigo no evento internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi) e novamente discutirão temas ligados à revisão da Lei de Anistia no Brasil.