Grafite transforma paredes do Campus de Cascavel

Quem passou pelo prédio de Ciências do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no espaço conhecido como “caracol” se deparou com uma novidade. O local, antes cinza, agora ganhou cor. E que colorido ousado! Dois artistas de rua, de Cascavel, passaram dois dias trabalhando nas paredes do prédio.

Eduardo José Scorteganha Filho, o Du2, de 22 anos, é um artista com obras conhecidas na cidade. Ele grafitou o painel maior. A imagem traz um cientista e vários objetos relacionados aos laboratórios. “Ele é um cientista com a terceira visão, que enxerga além”, traduz Du2. Para ele, o espaço dentro de uma das principais instituições de ensino da cidade é muito importante. “Aqui é minha voz dizendo alguma coisa dentro de um lugar cheio de mentes pensantes”, diz o artista.

Já o grafiteiro Felipe Stocker, conhecido como “O Ruaz”, de 27 anos, assinou a outra imagem. Ele, que está há 11 anos nessa carreira, diz que se inspirou em elementos da própria instituição para realizar a obra. “O grafite é como se fosse uma voz de quem não é ouvido, por isso que escrevi a palavra ruas. É um pedaço da cultura de rua dentro de um lugar em que as pessoas vão poder interpretar de várias formas”, justifica.

E teve gente que aprovou o trabalho. Allan Fernandes, de 25 anos, é professor de educação física e acha muito interessante ver o grafite dentro da Unioeste. “É uma vitória da arte de rua. Olha onde conseguiu chegar. Eu vejo que essa parte artística tem a ver com o universitário”, disse Allan.

A ideia partiu da direção geral do Campus, que trabalha na revitalização dos espaços da Universidade. Mas por que o grafite? Quem responde é a Assessora de Planejamento e Convênios, Carmem Battisti. “O diretor, Alexandre Weber, é uma pessoa que incentiva e apoia novas ideias desde que beneficiem a comunidade acadêmica. E, nós queríamos dar espaço para artistas locais e ainda melhorar o aspecto daquele local, que está meio sem vida”, diz Carmem.

A obra é um pontapé inicial para que outros espaços possam ser utilizados por artistas locais. A instituição precisa e também apoia o desenvolvimento da cultura e das artes.