Professor pesquisa ?olhar da mídia portuguesa para o Brasil e seu povo?

“Brasil e Brasileiros em Portugal: Constituição de Sujeitos e Sentidos”. Este  é o projeto desenvolvido pelo professor-doutor do curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Cascavel,  Alexandre Sebastião Ferrari Soares, na Universidade de Coimbra – Faculdade Letras, Comunicação e Política, sob a supervisão da professora Drª Isabel Ferin da Cunha, durante o pós-doutorado realizado 2013/2014.

Professor Alexandre explicou que o projeto “Brasil e Brasileiros..” deu continuidade a outros dois projetos, um financiado pela Fundação Araucária, órgão de fomento do Estado do Paraná, intitulado Observatório da imprensa: a construção da sexualidade (produzido a partir de jornais e revistas de grande circulação no Brasil - 2012-2013), no qual analisou as Formações Imaginárias, as estereotipias em torno das sexualidades. E o outro, finalizado em 2012, como parte do grande projeto guarda-chuva coordenado pela professora Drª. Bethania Correia Mariani, UFF, Edital Universal (Arquivos sobre o sujeito nacional: discursividades na sociedade e na cultura contemporânea), Sobre a homossexualidade na mídia (2005-2010).

Os resultados alcançados com essas pesquisas, explica o professor, propiciaram um alargamento das questões em torno da compreensão do funcionamento do discurso jornalístico e das teóricas da comunicação, da Análise de Discurso Francesa, principalmente sobre as Formações Imaginárias, Formações Discursivas e Ideológicas, conceitos fundamentais para a teoria francesa.

Nesta proposta, de estágio pós-doutoral, “eu aprofundei a pesquisa em torno do funcionamento do discurso jornalístico, a partir de teorias da comunicação e a compreensão, em se tratando de Análise de Discurso, sobre as Formações Imaginárias”.

Os objetivos principais, explicou o professor, foram analisar, na imprensa escrita e impressa em Portugal (a imprensa de grande circulação – o Correio da manhã, o Diário de Notícias, o Expresso, o Jornal de Notícias e o Público), durante os anos de 2011 e 2012 (ápice do período de crise da dívida pública da Zona do Euro em  Portugal), como o Brasil e os brasileiros eram discursivizados e quais os sentidos que se instalavam e se naturalizavam em relação aos brasileiros e ao país, em terras portuguesas.

Por isso, a construção de um corpus que me mostrasse como as Formações Imaginárias sobre o Brasil e os brasileiros (presentes em diversas materialidades) funcionavam. Além disso, a possibilidade de uma interlocução teórica com a pesquisadora Isabel Ferin da Cunha, da Universidade de Coimbra, pesquisadora do Instituto de Estudos Jornalísticos (com ênfase em estudos da mídia sobre a imigração e sobre as minorias), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi determinante.

Os recortes dessa pesquisa foram organizados a partir de textos, charges, fotografias e cartas de leitores publicados nos jornais impressos. “Parti do pressuposto de que os discursos midiáticos têm papel fundamental na construção de sentido sobre os brasileiros e o Brasil, pois difundem uma pretensa ilusão de veracidade e objetividade sobre o que é significado. Além disso, compreender a forma como circulavam, em Portugal, os sentidos sobre os brasileiros e sobre o Brasil era a oportunidade de compreender de que maneira Portugal redesenhava o Brasil no cenário internacional”.