Professor promove internacionalização da Unioeste no Chile

O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, esteve no período de 22 a 28 de agosto, realizando atividades de internacionalização da Instituição, junto às universidades do Chile.

Foram realizadas visitas técnicas aos diversos setores da Pontifica Universidade Católica de Chile. Como exemplo, no centro de inovação da PUC, campus do Chile, sob a coordenação da professora Begoña Vargas, subdiretora de Contenidos del Centro de Innovación UC, foi ministrada a palestra "Vinculación Universidad-Empresa – Estrategia del nuevo Sistema Brasilero de Ciencia Tecnologia e Innovación".

Numa reunião almoço, com o professor- doutor Alvaro Ossa Daruich, do Centro de Innovación de la UC, foi discutido assuntos inerentes a política de Inovação nos sistemas de CT&I do Brasil e do Chile. Houve também reunião com o professor doutor Fernando Alvarado, diretor de Relações Acadêmicas Internacionais da PUC.

Para tratar de assuntos de cooperação acadêmica nos temas de interesse entre ambas universidades e também para viabilizar intercâmbio de alunos de pós-graduação, foi mantido reuniões com a vice-reitoria de Pesquisa e também com a coordenadoria do Colégio de Programas Doutorais da PUC.

O professor Camilo comentou que, com base dos dados da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), foram explicitados o potencial da Unioeste para as pesquisas em rede, principalmente dos programas de Pós-Graduação da Universidade. “Foi um momento propício para conhecer as realidades das universidades chilenas e também para estabelecer parcerias para a realização de projetos conjuntos” declara.

Diante das várias oportunidades de financiamento de projetos em rede, envolvendo universidades Iberoamericanas, nas reuniões pode-se alinhar algumas estratégias para a atuação em rede, complementou o professor Camilo. Ainda enfatizou que as atividades realizadas devem contribuir para a consolidação da Internacionalização da Unioeste.

Esta visita foi patrocinada pelo Santander Universidades, por meio de uma Bolsa Prêmio, concedido ao professor Camilo Morejon, ganhador do Prêmio Ciência e Inovação, do qual se pretende contribuir na mobilidade de jovens professores e pesquisadores de instituições de ensino brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, peruanas, porto riquenhas e uruguaias a incrementar a qualidade e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores das instituições de ensino participantes, finalistas do Prêmio Santander Ciência e Inovação – Prêmios Santander Universidades.

O professor se coloca à disposição para socializar os resultados das atividades realizadas na vista a Santiago de Chile, a quem se interessar pelas parcerias, principalmente dos programas de Pós-Graduação da Unioeste.