Acadêmicas e docentes ganham Prêmio de Economia

Acadêmicas e docentes do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Toledo, foram premiados com o 25º Prêmio Paraná de Economia, edição de 2015, na categoria Economia Paranaense.

Em primeiro e segundo lugares ficaram as acadêmicas, Samara Cristina Vieceli e Janaina Dambros de Abreu. Sob a orientação do professor, Jandir Ferrera de Lima, a discente Samara tratou sobre o “Desenvolvimento Sustentável das Regiões Paranaenses”. Já Janaina foi orientada pelo professor, Pery Francisco Assis Shikida, com a temática “Assimetria de Informação e o Crédito no Município de Toledo“.

Segundo o professor Jandir, os colegiados de Ciências Econômicas da Universidade, tanto de Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão, tem recebido seguidamente o Prêmio Paraná de Economia, em especial na categoria Economia Paranaense. “Esse Prêmio reflete o fortalecimento da pesquisa institucional e qualificação da formação acadêmica na área de Ciências Economias feita na Unioeste. Por isso, recebe-lo é um motivo de satisfação e reconhecimento”, afirma.

Para Jandir, a temática “Desenvolvimento Sustentável”, da aluna que ficou em primeiro lugar, é algo que está em voga e se reflete a cada dia na qualidade de vida. “O fato de a acadêmica Samara trabalhar com essa temática e tê-la feito de forma muito competente e profissional refletiu no reconhecimento, do Concelho Regional de Economia do  Paraná e dos avaliadores do Prêmio Paraná de Economia”, complementa o professor.

Samara conta que foi muito gratificante ser orientada pelo professor Jandir. “Desde o início da pesquisa ele leu meu trabalho com atenção, fez apontamentos e sempre deixou claro a importância da estrutura e aparência do projeto. Assim, o professor me motivou a encaminhar o projeto para concorrer ao Prêmio. A noticia de ter sido premiada em primeiro lugar foi uma surpresa enorme, fiquei muito feliz e tenho planos de continuar estudando e fazendo mestrado”, declarou a acadêmica.

Além das duas discentes, a acadêmica Bruna Castro Fernandes, ficou em terceiro lugar abordando “Uma Discussão da Desigualdade no Estado do Paraná a partir do Impacto da Segregação de Renda no Mercado de Trabalho”, orientada pela professora Janete Leige Lopes. Ela é egressa do curso de Economia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão, e discente do Mestrado em Economia da Unioeste.

O Prêmio Paraná de Economia, instituído pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-PR) na modalidade de Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas, tem a finalidade de estimular e valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada, e premiar os três primeiros classificados em cada categoria de trabalho.

Outras informações sobre o prêmio podem ser encontradas em http://www.coreconpr.org.br/.