Unioeste oferece primeiro doutorado no campus de Foz

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, teve avaliação positiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de dezembro, para a implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, sendo o primeiro doutorado do campus.

A aprovação, segundo a Capes, considerou a consistência da proposta, a experiência bem sucedida do mestrado já existente em Sociedade, Cultura e Fronteiras. A adequada dimensão do regime de trabalho, a maturidade científica e capacidade de orientação de seu corpo docente, também foram fatores decisivos para a implantação do Programa.

O curso iniciará suas atividades no segundo semestre deste ano, com duração máxima de quatro anos e contará com três linhas de pesquisa: Território, História e Memória, Linguagem, Cultura e Identidade e Trabalho, Política e Sociedade.

O objetivo do doutorado é formar profissional com base teórica interdisciplinar sólida, integradora e inovadora para atuação em conflitos e ambiguidades derivados da situação de fronteiras geográficas, cibernéticas e simbólicas.

O perfil do aluno doutorando é tornar-se um profissional capacitado, com base teórico/prática sólida e perfil interdisciplinar, para atuação de forma inovadora, integradora e diferenciada em todos os níveis de ensino, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas.

Conforme a Direção Geral do campus, o Edital com o cronograma das datas deverá ser em Abril próximo.