Colóquio de Economia discute propostas de governo

O campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará na próxima sexta-feira (19), o Colóquio de Economia que debaterá sobre as propostas de Governo à Presidência da República no contexto do Planejamento Econômico.

O evento é gratuito destinado a todos que tenham interesse no tema e tem previsão para início às 19h30, no Anfiteatro do campus. O objetivo é analisar os principais elementos voltados ao planejamento socioeconômico no contexto dos planos de governo propostos nas Eleições Presidenciais em 2014.

Para tanto, pretende-se apresentar indicadores conjunturais e estruturais da economia brasileira, a fim de estabelecer um cenário para a discussão dos planos de governo dos candidatos, ainda oportunizar o debate e a reflexão sobre os possíveis direcionamentos para as questões sociais e econômicas do Brasil, nos próximos anos.

Segundo a coordenação espera-se que esse seja um espaço aberto à democracia, à reflexão sobre os possíveis caminhos políticos e econômicos do País e, ainda, ao esclarecimento e ao exercício pleno da cidadania. ​

Programação

A abertura, às 19h30, será conduzida pelo professor Ronaldo Bulhões. Já as 19h40 até as 20h10 será explicado a “Caracterização do cenário internacional e da inserção da economia brasileira no período recente”, ministrada pela docente Rosangela Maria Pontili, e pelas acadêmicas Carolina Ribeiro, Kamyla Teske, Simone da Rosa.

Após, a professora Rosana Kátia Nazzari, falará sobre “Exposição dos planos de governo por eixos estruturantes (economia, inserção internacional, infraestrutura, social e outros)”, encerrando a atividade às 21h30. Assim, iniciará o colóquio com o moderador professor Ronaldo Bulhões.

Resumo do Colóquio

Ao longo do ano de 2014, as iniciativas de debate e reflexão propostas pelo Colegiado do Curso de Ciências Econômicas do Campus de Cascavel vêm sendo norteadas pelas questões que envolvem os desafios do planejamento para o desenvolvimento econômico do Brasil no período recente.

Assim, como desdobramento dessa iniciativa, entende-se que em um ano de pleito eleitoral a Presidência da República, o debate sobre o Planejamento Econômico deve avançar no sentido de contemplar uma análise e reflexão das orientações propostas pelos candidatos e seus partidos políticos no que diz respeito a essa temática, inclusive.

Mais informações pelo telefone (45) 3220-3145 e 3220-3223, ou no colegiado de Ciências Econômicas, localizado no Prédio Centro de Ciências - Sala 49.