Sexualidade e diversidade dentro da sala de aula

Uma das oficinas realizadas no 2º Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação, foi sobre sexualidade e diversidade dentro da sala de aula. A oficina “O que é que te incomoda tanto?”, foi ministrada pelo professor pedagogo e educador sexual da cidade de Londrina, Ricardo Desidério e reuniu vários alunos participantes do Seminário, promovido de 19 a 22, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Segundo o palestrante, o maior temor que professores enfrentam em sala de aula é trabalhar a sexualidade com os alunos. “Pensei em algo prático nesta oficina para que os participantes possam vivenciar o que acontece em sala de aula e assim consigam lidar com a sexualidade”, enfatiza.

Desidério explicou que de modo geral é trabalhada na oficina a sexualidade e, em especial, a diversidade, para que eles possam ter mais respeito por vivenciar o outro, que pode ter costumes diferentes. Antes de trabalhar com os alunos, é preciso trabalhar com o professor, para que eles possam realmente eliminar tabus e preconceitos.

De acordo com o palestrante, conseguir fazer com que o professor se sinta a vontade em sala de aula, para tratar sexualidade com os alunos, ainda é uma dificuldade, “mas percebi motivação dos professores em dar continuidade a este trabalho”, observou ele.

O Seminário

O objetivo do Seminário foi promover práticas reflexivas que estimulem a igualdade de gênero, as diversidades de identidade sexual e étnico-racial na educação brasileira a partir do enfrentamento estratégico de culturas e práticas discriminatórias, quer sejam misóginas, homofóbicas ou racistas institucionalizadas presentes no cotidiano das escolas e nos sistemas de ensino.

Esses temas trazem, como ponto de apoio, abordagens que envolvem outras categorias de análise, tais como classe, história, cultura, mito, direitos humanos, religiosidade, literatura e artes. O evento busca uma forma de trocar experiências e diálogo entre a Universidade e outras instituições, aliando entidades e movimentos sociais.