Unioeste faz parte do Projeto Eureka

A rede Eureka Ibeoamericana é um projeto cientifico do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), do qual a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) faz parte desde o ano de 2008, por meio do Laboratório de Bioinformática (LABI) do Campus de Foz do Iguaçu.

A Universidade é membro deste projeto juntamente com outras 20 instituições parceiras da América Latina (AL) e da União Européia (EU), e participou ativamente na concepção da proposta, resultado este proveniente de reuniões realizadas nas oficinas de Buenos Aires, Argentina, em 2010, e Santander, na Espanha, em 2011, e, Mazatlán, no México, em 2013.

A proposta Eureka SD Erasmus Mundus foi aceita na competitiva Comissão Européia, e possui como mote fortalecer a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos e pesquisas entre instituições dos países conveniados.

No final do ano passado, durante a abertura do projeto em Oldenburg, Alemanha, definiram-se os critérios do processo de intercâmbio de pesquisadores bolsistas entre Instituições de Pesquisas da AL da UE e a pesquisadora bolsista Dra. Ana Mendes, do Instituto Politécnico de Leiria/Portugal já está na Unioeste.

A escolha do Labi, pela Dra. Ana, se deve ao alto nível de publicações, de depósitos de patentes e de registros de softwares, nacionais e internacionais.

Segundo a pesquisadora “é sempre difícil testemunhar sobre uma experiência tão intensa, quer em âmbito profissional ou pessoal, como a que tive no Labi da Unioeste. O mês de intercâmbio que vivi, no Labi, deu para presenciar que as coisas podem ser feitas de uma forma menos individualista. Prática corrente na sociedade científica atual, quase sempre pautada por métricas e números. Foi todo um prazer poder apreciar o espírito de entre ajuda, organização e de excelência na dinâmica diária deste Laboratório. O incentivo à investigação dos mais jovens, a dedicação que todos têm em geral e o trabalho sério, honesto e de qualidade foram às características que teve de mais impacto em mim. Pessoalmente foi um tempo que nunca esquecerei”.

De acordo com a professora Huei Diana Lee, “este importante intercâmbio começou, e foi muito significativo e prazeroso termos tido a presença da pesquisadora Dra. Ana Mendes na Unioeste, compartilhando o seu conhecimento conosco”.

Atualmente, já estão sendo propostas cartas de intenções e convênios para dar continuidade ao fluxo bidirecional de pesquisadores bolsistas entre a Unioeste e as Universidades de Portugal. Para isso, apoio consistente tem sido realizado pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, Divisão de Convênios, Relações Internacionais e Reitoria da Instituição.