Central de Notícias

Unioeste concorre com dois projetos no Prêmio Celso Furtado 2014

O Ministério de Integração Nacional divulgou nesta segunda-feira (13) a lista das propostas que passaram pela primeira etapa do Prêmio Celso Furtado 2014 e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem dois projetos, em duas categorias, que seguem para a próxima etapa.

O primeiro projeto se encontra na Categoria I - Produção do Conhecimento Acadêmico nível Mestrado, sendo a concorrente ao Prêmio Tatiani Sobrinho del Bianco do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) da Unioeste Campus de Toledo, com a dissertação de mestrado intitulada “Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional – Uma análise do potencial econômico dos resíduos sólidos urbanos no Oeste do Paraná – 1970-2020”. Esse trabalho teve como orientador o professor e doutor Ricardo Rippel e como co-orientador o professor Camilo Freddy Mendoza Morejon do curso de Engenharia Química.

 O segundo projeto que concorre ao prêmio é na Categoria III - Projetos Inovadores para Implementação no Território foi proposto pelo professor Camilo Feddy Mendoza Morejon, que atua no curso de Engenharia Química (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado em Ciências Ambientais da Unioeste campus de Toledo. O título do projeto é “Usina para industrialização de 100% do lixo utilizando tecnologia inovadora desenvolvida na Unioeste”.

Em sua terceira edição, o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014 contempla as seguintes categorias: teses acadêmicas de doutorado, dissertações de mestrado, experiências exitosas e projetos inovadores para implementação no território. A lista dos projetos selecionados pode ser conferida no site http://premio2014.mi.gov.br/resultados. Neste ano, foram registrados 886 trabalhos, o que representa um aumento de 26% em relação à edição realizada em 2012, quando foram contabilizadas 701 inscrições.

Lançado em 2009, o prêmio é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), que nesta edição homenageia o professor e economista Armando Dias Mendes, um dos ícones do pensamento crítico sobre o desenvolvimento da Amazônia.

Segundo a secretária da SDR, Adriana Alves, a iniciativa é um estímulo à reflexão e ao debate sobre o estágio atual da questão regional brasileira. É também um instrumento de promoção e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

"Os trabalhos vão contribuir para a compreensão do tema e para a identificação de projetos inovadores a serem implantados no território, que demonstrem potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala macrorregional e sub-regional", garante.

Na segunda etapa os trabalhos listados serão submetidos à avaliação técnica pela Comissão Qualificadora cujo resultado final da Comissão Julgadora, está prevista para 26 de novembro de 2014, quando a lista dos vencedores será divulgada.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.