Abertas inscrições ao Seminário sobre Etnia, Diversidade e Formação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove o 2º Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação que será realizado no campus de Cascavel, dos dias 19 até 22 de agosto, com os temas: Sexualidade, Violência Sexual, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), Violência Doméstica, Raça, Etnia Afro-Brasileira, Religiosidade e Estudos de Gênero.

O objetivo do Seminário é promover práticas reflexivas que estimulem a igualdade de gênero, a diversidade de identidade sexual e a diversidade étnico-racial na educação brasileira a partir do enfrentamento estratégico de culturas e práticas discriminatórias, quer sejam misóginas, homofóbicas ou racistas institucionalizadas presentes no cotidiano das escolas e nos sistemas de ensino.

Esses temas trazem, como ponto de apoio, abordagens que envolvem outras categorias de análise, tais como classe, história, cultura, mito, direitos humanos, religiosidade, literatura e artes. O evento é uma forma de trocar experiências e diálogo entre a Universidade e outras instituições, aliando entidades e movimentos sociais.

Além disso, o evento propõe que nestes espaços seja assumida a posição de responsabilidade pela construção e divulgação de relações positivas como a superação de preconceitos, exclusão, ódio e segregação por meio da valorização dos contrastes das diferenças, buscando construir formas de convivência dialógica das diferentes identidades histórico-culturais.

O seminário contará com dez grupos de discussões temáticas e apresentação de comunicações que discutem sobre a homofobia, racismo, machismo, misoginia e o aborto seguro. O evento proporcionará espaços de troca de experiências e diálogo entre as instituições.

Com essa visão, o intuito é incentivar a participação de pesquisadores, estudiosos, educadores, acadêmicos de graduação e de pós-graduação para analisar e refletir sobre os diversos aspectos relativos às desigualdades, preconceitos e intolerância, e, com isso, contribuir com o debate sobre questões culturais e sexuais.

Inscrição

Para realizar a inscrição o participante deverá, primeiramente, fazer o login no site, após isso, poderá preencher a ficha de inscrição. A inscrição é aberta para professores universitários e das redes estaduais e municipais, alunos da graduação de pós-graduação e ouvintes e seguem até dia 15 de outubro. Cada uma dessas categorias tem um valor diferenciado da taxa de inscrição. Para conferir basta clicar aqui.

Também será possível inscrever trabalhos, como artigos, no seminário e o prazo da inscrição segue até dia 10 de agosto. Uma coletânea de 21 artigos, escolhidos entre os melhores, será publicada em formato de livro. Cada temática terá direito à publicação de sete artigos.

Assim a temática LGBT poderá publicar sete artigos e as temáticas relações étnicos raciais na escola e a temática de gênero sete artigos, respectivamente. Os artigos que comporão este livro serão escolhidos pelos grupos de pareceristas dos Grupos de Trabalho do Seminário (GTS).

Os Anais do seminário deverão ser encaminhados ao seu respectivo GTS até o dia 30 de outubro.