Estudantes são selecionados para Projeto Rondon

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) selecionou oito acadêmicos para participar do Projeto Rondon, Operação Mandacaru, a ser realizada no munícipio de Ibaretama, no Ceará, entre os dias 15 de janeiro a 2 de fevereiro de 2015.

A área de atuação é o conjunto de ações do grupo A, destinado a Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Os titulares selecionados terão o primeiro encontro de preparação no dia 15 de setembro às 9h30, em local a ser definido.

A equipe que irá atuar em Ibaretama será coordenada pelos professores Marcos Freitas de Moraes, do Campus de Toledo e Mônica Tereza Suldofski, do Campus de Cascavel, com a participação dos seguintes acadêmicos: Bruna Caroline Kotz Kliemann, do curso de Ciências Biológicas; Camila Borges dos Reis, Farmácia; Claudia Santos Oliveira, Medicina; Giovani Ceron Hartmann, Odontologia; Kelly Mayara Poersch, Ciências Biológicas, todos do Campus de Cascavel.

Também integram o grupo Jéssica Bortolotto Bonamigo, do curso de Enfermagem, do Campus de Foz do Iguaçu; Pamela Ellen de Oliveira Pecegueiro, Serviço Social do Campus de Toledo; e Rafael Krupiniski, de Geografia do Campus de Marechal Cândido Rondon.

Como suplentes foram classificados os alunos Adriane Franco Duarte, do curso de Pedagogia do Campus de Foz do Iguaçu; Jocimar Bertelli, de Letras do Campus de Cascavel; Michelly Cristina Galdioli Pellá, de Química, do Campus de Toledo; e Renan William Mesquita, de Medicina do Campus de Francisco Beltrão.

O arquivo com a lista completa dos selecionados, incluindo os suplentes, está disponível em: www.unioeste.br/projetorondon/.

Projeto Rondon

O projeto visa contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. Propõe-se a consolidar a responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

Criado em 1967, permaneceu em atividade nas décadas de 1970 e 1980. No final dos anos 80, deixou de ser prioridade no Governo Federal e foi extinto em 1989. Em 2005, voltou à pauta dos programas governamentais e desde então, já levou mais de 17 mil estudantes a cerca de 800 municípios, com a participação de 272 Instituições de Ensino Superior.