Unioeste promove Encontro de Fitoterápicos

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, promoverá, por meio do curso de Medicina, o Encontro de Fitoterápicos do Sudeste do Paraná. O evento acontecerá no dia 19 de agosto, com carga horária de 8 horas, e será dividido em palestras, relato de experiências e minicursos.

Segundo a professora do curso de Medicina e responsável pelo evento, Franciele Ani Ko Villa Follador, o Encontro tem como objetivo mostrar a importância do aperfeiçoamento dos profissionais da saúde nessa área, que vem crescendo, ganhando força e confiança da comunidade.

O evento tem parceria do Grupo de Estudo em Saúde Coletiva, do projeto de extensão do Cultivo de Plantas Medicinais, do Núcleo de Profissionais Farmacêuticos de Francisco Beltrão e dos cursos de Farmácia da União de Ensino do Paraná (Unisep) e Universidade Paranaense (Unipar), 8ª Regional de Saúde/Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) e da Prefeitura de Francisco Beltrão.

8h30 às 9 horas - Entrega de materiais, ficha de inscrições e coffe break

9h15 às 11 horas - Mesa de abertura “Politica Nacional de Fitoterápicos: percepções e desafios”,

9h15 às 10 horas – Kátia Regina Torres – Departamento de Assistência Farmacêutica/MS.

10h15 às 11 horas - Arnaldo Zubioli - presidente do Conselho Regional Federal/PR-Relatos de Experiências bem-sucedidas na implantação da Fitoterapia no SUS

11 horas às 11h25 – “Arranjos produtivos locais de plantas medicinais – uma estratégia para a implantação da Fitoterapia no SUS” – Euclides Lara Cardozo Junior, Unipar, Campus Toledo.

11h25 às 11h50 - A experiência do projeto de plantas medicinais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - Circe Padilha - Associação das Mulheres.

11h50- às 12h15 – Cultivo de Plantas Bioativas Medicinais e Aromáticas- Extensionistas da Emater/PR- Rosane Bragatto .

12h15 às 12h30 – Momento para perguntas.

12h30 às 14 horas – Intervalo para Almoço

Tarde

13 às 14 horas - Exposição Farmácia Viva: venda de mudas de plantas medicinais cultivadas pelas mulheres agriculturas do Sudoeste do Paraná.

Os Mini-cursos serão divididos em Três etapas

Mini-curso1

• Quimica Medicinal e Farmacognosia com Ligia de Carli da Universidade Paranaense (Unipar) e Caroline Lerme e Fabíola Mundstock da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep)

Mini-curso2

• Cultivo de Plantas Medicinais com Rosane Bragato Extensionista da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná (Emater/PR)
  • Cultivo de Plantas Medicinais com Euclides Lara Cardozo Junior – Unipar - campus Toledo

Mini-curso3

• Prescrição de Fitoterápicos no SUS, juntamente com Ana Bandeira e Arnaldo Zubioli, CRF.

16 horas às16h30 – Encerramento.