Feira de máquinas e inovação reúne Universidades e setor produtivo

Na tarde de quarta-feira (23/09) aconteceu a abertura da 4ª edição da Feira de Máquina, Automação e Indústria- FEMAI e a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Universidades e Empresas - INOVATEC.

Com mais de 700 indústrias instaladas, que conferem a Toledo a posição de primeiro parque industrial do Oeste do Paraná e também com o grande potencia de suas universidades, o município de Toledo sedia a quarta edição da FEMAI e INOVATEC, com cerca de 60 expositores, dos quais, aproximadamente 80% das empresas são do próprio município, e as demais são de cidades vizinhas, como: Cascavel e Marechal Cândido Rondon e de outras regiões e dos estados de São Paulo e Santa Catarina.

“A Feira já é um dos principais eventos do setor, tendo grande importância e significado para as indústrias. Constitui-se em uma excelente oportunidade de negócios, mostra da produção, a tecnologia e a inovação destas empresas”, destaca o diretor de Feiras da ACIT, Gilberto Menoncin.

Na ocasião Menoncin, salientou que o evento acontece num momento econômico estratégico para a região Oeste do Paraná."São empresas que tem produtos, que na verdade, são soluções para outras indústrias e empresários interessados. Os expositores sempre trazem alguma inovação nos produtos e serviços . É momento de apresentar para o grande público tudo o que foi conquistado nos últimos tempos e começar a fazer negócios em cima das inovações produzidas" explicou. No discurso de abertura, Menoncin alertou ainda aos empresários para a importância da parceria com as universidades.

No discurso de abertura o professor João Carlos Gomes, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destacou a importância do evento. "Quero cumprimentar a cidade de Toledo e região por estar oportunizando ao setor produtivo junto com as universidades, seja do sistema estadual, federal ou privado , esse grande evento. Você vê aqui mais de 60 expositores. Toledo é hoje, no Oeste do Paraná, um potencial na área de inovação e que sem dúvida nenhuma será um grande evento e um bom exemplo no Paraná"

Na opinião do prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, a Femai tem grande importância para o município, pois mostra a força do setor industrial. “A Femai é uma vitrine para nossas indústrias mostrarem seus produtos, serviços; oportuniza bons negócios e o fortalecimento da indústria local e regional”. Na oportunidade Lunitti enalteceu também a parceria das universidades com o setor produtivo. "Se de um lado temos o setor produtivo ávido pela inovação tecnológica, por outro temos o privilégio de sermos um polo universitário. Na administração municipal temos trabalhado para apoiar e expandir as universidades, porque entendemos que elas tem muito a oferecer, não só na área tecnoógica, mas também nas humanas. O que precisamos, cada vez mais, é aproximar o conhecimento produzido nas universidades e o interesse social. esta feira é um bom exemplo, tanto a FEMAI quanto a INOVATEC vão agregar muito ao setor industrial" explicou.

Na ocasião o coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, professor Camilo Morejon Freddy Mendoza Moreon, destacou a importância da aproximação entre universidades e empresa. "Nos estandes das universidades e dos centros de pesquisa estão sendo apresentadas as soluções tecnológicas desenvolvidas nas universidades. Nesses locais o setor produtivo poderá também apresentar suas demandas tecnológicas e por meio de rodada de negócios serão concretizados os relacionamentos universidade-empresa".

A Feira continua até sexta-feira 25/09 no horário das 14 até 22 horas, no centro de eventos Ismael Sperafico de Toledo. A 4ª FEMAI é uma realização é da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sicoob Oeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Indústrias do Vestuário do Oeste do Paraná (Sindiwest), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica, Material Elétrico do Oeste do Paraná (Sindimetal), Prefeitura e Câmara Municipal de Toledo.