Encontro debate obesidade e cirurgia bariátrica no Huop

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) está em busca do credenciamento para a realização de cirurgia bariátrica e metabólica em pacientes da região Oeste do Estado. Com isso, já estão sendo realizados acompanhamentos com pacientes que possuem Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 35 e 40 kg/m² com comorbidades e IMC igual ou maior que 40.

Na última semana foi realizado um encontro que reuniu aproximadamente 30 pacientes e seus familiares. A reunião objetiva a orientação e também a troca de experiências entre os participantes.

Segundo o professor, médico Allan Cezar Faria Araujo, dentre as causas da obesidade é possível destacar a predisposição genética, erros alimentares e o sedentarismo. “É fundamental a modificação das atividades diárias, com hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas, demonstrando que a prevenção/controle da obesidade torna-se mais eficaz juntamente com o trabalho multidisciplinar”, complementa.

O preparo pré-operatório multidisciplinar otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica, sendo que o paciente deve emagrecer de 10 a 20% do seu peso antes da cirurgia. Logo, se o paciente não atingir a meta, será mantido o atendimento ambulatorial.

Sendo assim, a equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, faz o acompanhamento apenas dos pacientes que possuem IMC maior que 50 Kg/m², e é composta por nutricionista, psicólogo, médico, educador físico e fisioterapeuta, e a partir deste conjunto de atividades o usuário realiza acompanhamento individual e também inclusão nos grupos de apoio ao controle da obesidade.

Quando o paciente atingir a redução de 10% do peso corporal e encontrar-se apto à cirurgia, o mesmo deve retornar ao ambulatório do Huop para realizar acompanhamento pela equipe interdisciplinar, e preparo para a cirurgia bariátrica, não havendo previsão do tempo necessário para o tratamento.

Para a psicóloga Angelita Schvan Vilaca, um dos principais trabalhos realizados é o auxilio dos pacientes no processo pré-operatório, sendo de extrema necessidade o acompanhamento psicológico, pois “o paciente deve notar diferença do antes e depois sem passar por qualquer tipo de estresse”, salienta.

Um dos pacientes que aguarda a cirurgia, Gilmar Borges Pereira tem 34 anos, pesa 199 Kg, e faz o acompanhamento há aproximadamente três anos. “Neste período me reeduquei na alimentação cortando doces, refrigerantes e o açúcar em geral, mas ainda preciso me cuidar mais”, comenta.

A cirurgia pode ser indicada para pacientes com IMC entre 35 e 40 kg/m2 com comorbidades e IMC igual ou maior que 40, e para isto, é necessário no mínimo dois anos de acompanhamento com vários profissionais da saúde até a equipe ter certeza de que o paciente se comprometerá em seguir os cuidados recomendados pela equipe multiprofissional.

Os usuários recebem o acompanhamento deste tratamento apenas depois de ser referendado pela central de regulação, a partir da busca pela Unidade Básica de Saúde (UBS), ou seja, não há possibilidade de fazer busca direta. Com isso, os pacientes são cadastrados na 10ª Regional de Saúde e já existe, uma lista de espera para a primeira consulta de aproximadamente 300 nomes.

Obesidade

A obesidade é considerada uma epidemia mundial, presente em todas as idades e gênero, sendo um importante problema de saúde pública, tanto pelo seu impacto na expectativa de vida quanto pela piora na sua qualidade. A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças crônico-degenerativas, que geram altos custos para o estado, além de provocar alterações psicológicas.

Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi implantado no Huop em fevereiro de 2014. Atualmente, segundo o coordenador Allan, o Serviço busca o credenciamento perante a Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, para que então seja formalizado no sistema como centro de referência de cirurgia bariátrica.