Unioeste organiza 2º Seminário Estadual Pibid

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, juntamente com Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), organizam o 2º Seminário Estadual Pibid do Paraná, em parceria com Itaipu Binacional. O evento acontece em Foz do Iguaçu, entre os dias 23 e 24 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu.

O período para submissão de trabalhos está aberto e serão aceitos até 21 de setembro. A inscrição é no valor de R$ 60,00 incluindo a alimentação durante o evento e podem ser realizadas por meio de formulário online no site www.seminariopibid.com.br/. O pagamento da inscrição deve ser efetuado entre 22 de setembro a 10 de outubro.

Os alunos e professores interessados devem submeter os trabalhos nas modalidades, comunicação social ou pôster. Os pareceristas devolverão os trabalhos avaliados até dia 29 de setembro e se houver solicitação de correções serão enviados até 05 de outubro. A relação dos trabalhos aprovados será divulgada até dia 07 de outubro.

Neste ano, a programação é composta por palestras, mesas-redondas temáticas, sessões de relatos de vivências e experiências, além de comunicações orais e apresentação de pôsteres.

O objetivo do Seminário é socializar os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), destacando os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores, os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os estágios curriculares, as políticas afirmativas e, ainda, as experiências vividas no cotidiano das escolas públicas da Educação Básica.

“É um momento de troca de experiências sobre os projetos entre os bolsistas e outros participantes e uma oportunidade para que os trabalhos sejam divulgados, para a disseminação de ideias e avaliação dos impactos de ações do Programa”, diz Dulcyene Maria Ribeiro, professora do curso de Matemática de Cascavel e um dos organizadores do evento.

O II Seminário é uma continuação dos debates da primeira edição do evento, realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2012, com discussões sobre projetos do Pibid, executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira.